apresentacaoecra_11841900626491d8f8a4adb.jpeg

Gabinete de Assuntos Profissionais
Tel.: 213 132 |629 | 664 |695
E-mail: gap@oep.pt
A Ordem dos Engenheiros, através da Comissão de Especialização em Engenharia de Estruturas, promove uma Conferência subordinada ao tema "Reabilitação Sísmica de Edifícios”, que irá ocorrer no próximo dia 6 de julho, em regime híbrido, no Auditório da Sede Nacional da OE, em Lisboa, e através da plataforma Zoom.

Irão ser apresentados os conceitos fundamentais relativos à perigosidade sísmica, vulnerabilidade das construções e risco sísmico em Portugal.

O conteúdo da Portaria 302/2019, sinteticamente, instituiu a obrigatoriedade de elaboração do Relatório de Avaliação da Vulnerabilidade Sísmica de Edifícios em certos casos de intervenção em edifícios existentes. Comentar-se-ão alguns aspetos particulares da Portaria, decorrentes da experiência obtida em quatro anos da sua aplicação.

Irá, também, ser apresentado o Eurocódigo 8: Projeto de estruturas para resistência aos sismos. Parte 3: Avaliação e reabilitação de edifícios e respetivo Anexo Nacional (NP EN 1998-3:2017) que atualmente regulamenta a avaliação e o projeto de reforço sísmico de edifícios em Portugal.

As questões relacionadas com a obtenção de informação sobre as estruturas existentes com vista à sua modelação para avaliação do comportamento sísmico, irão igualmente ser abordadas, incluindo-se edifícios de alvenaria e de betão armado e modelações para análises lineares e não-lineares.

Irão ser elencadas as várias possibilidades de intervenção, com reforço dos elementos existentes ou com a introdução de novos elementos estruturais, ou com uma combinação de ambas e discutem-se as suas vantagens e inconvenientes. Serão apresentados alguns exemplos de reforço sísmico de edifícios.