banner_oe_remediacao_203840189564871aa376176.jpg

Conferência | Remediação de edifícios com concentração de radão acima do nível de referência nacional

Auditório - Ordem dos Engenheiros

27 de junho de 2023

Auditório - Ordem dos Engenheiros

Ordem dos Engenheiros - Região Sul
Área de Comunicação e Formação
E-mail: atividades@sul.oep.pt
O Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Ambiente, em colaboração com o Colégio Regional de Engenharia Civil, com a Agência Portuguesa do Ambiente e com o Fundo Ambiental, promove sessão dedicada à remediação de edifícios de habitação onde se registem valores acima do nível de referência nacional para a concentração de radão, dia 27 de junho, no auditório da Ordem dos Engenheiros.

O radão é um poluente que afeta a qualidade do ar interior e a exposição prolongada a este gás é uma das principais causas para o aparecimento de cancro do pulmão. O radão provém essencialmente do urânio contido nas rochas e solos e entra nos edifícios, vindo do solo, através de fissuras ou fendas no chão e nas paredes, pelas juntas entre o chão e a parede e pela canalização mal ou não isolada. A implementação de medidas corretivas com vista à redução da concentração de radão no interior de edifícios é a melhor forma de proteção das populações à exposição ao gás radão.

No dia 11 de maio foi aprovado o apoio financeiro à remediação de edifícios habitacionais onde se registem valores acima do nível de referência nacional para a concentração de radão, através do Fundo Ambiental

Reconhecendo a importância do papel da Engenharia no desenvolvimento de projetos de remediação, o CRC de Engenharia Ambiente organiza esta sessão com vista a abordar as temáticas integrantes do aviso do Fundo Ambiental, nomeadamente o enquadramento regulamentar, as formas de medição e as técnicas disponíveis mais eficazes para a prevenção e remediação de radão no interior de habitações.

Nota: Esta sessão tem transmissão online, via Zoom.

As inscrições são gratuitas e obrigatórias através do Balcão Único/SIGOE.

Ao inscrever-se neste evento está a autorizar a captação, tratamento e divulgação da imagem própria durante o mesmo, exclusivamente através dos canais de comunicação institucional da Ordem dos Engenheiros, nos termos definidos na Política de Privacidade desta Associação Profissional.