c98507ba3ff229c1d3787116fe6fcab1.jpg
transformacaodigital_portal_183044796462b1d4f27595e.jpg

Conferência sobre transformação digital ao serviço da construção sustentável

Online via Zoom

12 de julho de 2022

Online via Zoom

Ordem dos Engenheiros - Região Sul
Área de Comunicação e Formação

Tel. 213 132 666
O Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Civil promove, no dia 12 de julho, online via Zoom, com início pelas 17h30, a Conferência "Transformação digital ao serviço da construção sustentável”, a qual tem por base o Projeto SECClasS - Sustainability Enhanced Construction Classification System.

O Projeto de investigação SECClasS, financiado pelo EEAGrants, pretende contribuir para a Economia Circular na Construção através de um Sistema de Classificação de Informações sobre Construção Nacional otimizado para a Sustentabilidade e para os processos digitais (BIM), que permita a melhoria do desempenho dos edifícios e redução dos resíduos através de ferramentas digitais de gestão e seleção informada dos elementos construtivos.

O sistema de classificação Informações sobre Construção Nacional otimizado para a Sustentabilidade será orientado para a metodologia BIM e servirá não só a componente de sustentabilidade, mas também os restantes usos BIM, como a gestão do processo BIM, quantificação (quantity takeoff, ou medição a partir do modelo), compatibilização de especialidades (clash detection) ou planeamento de obra, e todas as fases do ciclo de vida. Pretende-se que o sistema proposto venha a ser usado e implementado por profissionais de projeto, construção e responsáveis pela gestão e manutenção de edifícios. Permitirá unificar a terminologia a todas as escalas, facilitando a comunicação, seleção de materiais e componentes, bem como uma avaliação precisa dos impactos dos edifícios ao longo do seu ciclo de vida.

Para apresentar a conferência estarão presentes o Coordenador do projeto, o Prof. Ricardo Resende (ISCTE) e alguns dos parceiros, designadamente a Engª Paula Couto por parte do LNEC e a Arq. Inês Almeida por parte do atelier A-Lab (Portugal).

As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias no Balcão Único | SIGOE

Esta conferência será transmitida online, via Zoom.

_______________________________________________________________________________________________________

Ao inscrever-se neste evento está a autorizar a captação, tratamento e divulgação da imagem própria durante o mesmo, exclusivamente através dos canais de comunicação institucional da Ordem dos Engenheiros, nos termos definidos na Política de Privacidade desta Associação Profissional.