c98507ba3ff229c1d3787116fe6fcab1.jpg

Av. António Augusto de Aguiar, 3 D
1069-030 Lisboa
Tel.: 213 132 666

O Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Civil, em colaboração com a Coordenação do Curso de Pós-graduação em Construção e Reabilitação Sustentável da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa ,promove, no próximo dia 24 de janeiro, pelas 17h00, no Auditório da Sede da Região Sul da Ordem dos Engenheiros, a 3ª Conferência subordinada ao tema "Visão Integrada da Reabilitação".

Nesta sessão, será apresentado pelo Eng. João Appleton o caso da reabilitação de um edifício na Rua Rodrigo da Fonseca, em Lisboa, que tem uma história atribulada.

A estrutura que serve de base a esta Conferência foi construída no início do século XX, inserida no plano de urbanização do Parque da Liberdade. No entanto, desde cedo se verificaram deficiências estruturais de natureza diversa, que obrigaram ao reforço das estruturas originais de alvenaria e madeira. Numa das muitas revoltas que ocorreram em Lisboa antes e após o golpe de estado de 1926, a parede de empena norte foi bombardeada por um obus.

Já em pleno século XXI, foi objeto de um projeto de reabilitação profunda, onde se procedeu à sua recuperação estrutural, designadamente sísmica, à reorganização de espaços interiores e à reparação e restauro de grande parte de pavimentos, tetos e paredes. Quando a obra já se encontrava estruturalmente concluída e em fase de acabamentos, um incêndio noturno destruiu o interior do edifício acima do primeiro piso e danificou os paramentos interiores das paredes exteriores de alvenaria.

A vontade dos proprietários, aliada ao esforço de projetistas e construtores, permitiram que o edifício "renascesse", agora segundo novos princípios e conceitos. O aço e o betão substituíram a madeira e a alvenaria, mas foi possível manter o espírito do espaço através da recuperação das fachadas, da própria organização espacial e da integração de elementos pré-existentes no novo edifício, memórias que foi possível salvaguardar.

Inscrições até 23 de janeiro, através do Balcão Único/ SIGOE

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Ao inscrever-se neste evento está a autorizar a captação, tratamento e divulgação da imagem própria durante o mesmo, exclusivamente através dos canais de comunicação institucional da Ordem dos Engenheiros, nos termos definidos na Política de Privacidade desta Associação Profissional.