fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
c98507ba3ff229c1d3787116fe6fcab1.jpg
img_4703_cropped_3716044715cff840a15c7e.jpeg

Construção Autónoma de um Habitat em Betão para Marte: Convergência entre Materiais, Sistemas e Projeto

1.ª Palestra do Ciclo “de Materia”

Auditório da Sede Nacional da Ordem dos Engenheiros

4 de julho de 2019

Local

Auditório da Sede Nacional da Ordem dos Engenheiros

Informações

Ordem dos Engenheiros
Gabinete de Assuntos Profissionais
Tel.: 213 132 613 | 662 | 664
Email: gap@oep.pt
A fabricação aditiva, também apelidada de impressão em 3D, está a revolucionar os processos de produção, potenciando a próxima revolução industrial. A tecnologia começou por ser aplicada na produção de objetos de pequena escala, mas investigação mais recente tem abordado a produção de estruturas de grande escala para a indústria da construção, prometendo revolucionar um setor geralmente tido como conservador. A utilização da fabricação aditiva em construção pode resultar em maior complexidade formal e precisão, em processos mais simples, rápidos e seguros e, naturalmente, em custos mais baixos. Quando associada a processos de projeto apoiados em inteligência artificial, pode permitir a produção de materiais e componentes com gradiente funcional e de edifícios com desempenho otimizado e menor impacto ecológico. Pode também revolucionar a linguagem formal da arquitetura, mas mais importante, pode contribuir para a solução de grandes desafios sociais, incluindo a provisão de habitação para a população crescente que vive em condições precárias no Mundo. Finalmente, pode possibilitar a construção de habitats em outros planetas, apoiando a exploração humana do espaço.

A indústria de construção está a começar a perceber o valor da fabricação aditiva e muitas empresas já têm planeados investimentos de vulto. No entanto, para ter sucesso, a construção aditiva precisa reunir especialistas em Arquitetura, Engenharia, Ciência de Materiais e Gestão para criar os conhecimentos fundamentais sobre materiais, sistemas e projeto necessários para desenvolver aplicações práticas na indústria.

A sessão irá descrever a investigação sobre a fabricação aditiva de estruturas de betão que está a ser desenvolvida na Universidade de Penn State (EUA), focando não só os aspetos científicos e práticos, assim como o facto de a participação no desafio da NASA para a construção de um habitat em Marte permitir avanços significativos no desenvolvimento da tecnologia.

Com esta 1.ª Palestra integrada no Ciclo "de materia”, o Colégio de Engenharia de Materiais propõe-se também contribuir para o debate do tema "Eficiência Material e Economia Circular.”


ORADOR | NOTA BIOGRÁFICA

José Pinto Duarte detém a Cátedra Stuckeman de Inovação em Projeto e é Diretor do Centro Stuckeman de Computação em Projeto na Universidade Estadual da Pensilvânia (Penn State).
É também Professor de Arquitetura e Arquitetura Paisagista no Colégio das Artes e Arquitetura e Professor Afiliado em Engenharia Arquitetónica no Colégio de Engenharia da mesma universidade. Duarte é Licenciado em Arquitetura (1987) pela Faculdade de Arquitetura (FA) da Universidade Técnica de Lisboa (UTL), Mestre (1993) e Doutorado (2001) em Computação e Projeto pelo Instituto de Tecnologia do Massachusetts (MIT). Após o retorno a Portugal, ajudou a lançar um programa de Arquitetura orientado à tecnologia no Instituto Superior Técnico onde fundou o Laboratório de Arquitetura Computacional (ISTAR Lab). Foi ainda Professor e Presidente da FA e Presidente da eCAADe, uma associação europeia dedicada à educação e investigação em Arquitetura assistida por computador. A sua investigação centra-se no uso de computação e inteligência artificial para apoiar a conceção e fabricação de objetos construídos em diferentes escalas. Sobre estes temas, é autor de um número vasto de artigos em revistas e conferências, tendo proferido várias palestra em diversas universidades a nível internacional. Em 2008 recebeu o Prémio UTL/Santander pela excelência de investigação em Arquitetura. A sua pesquisa mais recente concentra-se na fabricação aditiva de estruturas de betão. Nesta área, a sua equipe tem recebido vários prémios no "3D-Printed Mars Habitat Challenge” organizado pela NASA, o mais recente dos quais na Fase 3, dedicada à construção de um habitat à escala 1/3.


Ao inscrever-se neste evento está a autorizar a captação, tratamento e divulgação da imagem própria durante o evento, exclusivamente através dos canais de comunicação institucional da Ordem dos Engenheiros, nos termos definidos na Política de Privacidade desta Associação Profissional.

Parceiros Institucionais