img_cavv_277922885187bdb11c3db.jpg

Conversas à Volta do Vinho: "Confeiçoar vinhos - uma tentação de todas as épocas!"

Bar da Sede da Região Sul da OE

14 de maio de 2013

Bar da Sede da Região Sul da OE

Serviços de Formação, Comunicação e Cultura

E-mail: atividades@sul.ordemdosengenheiros.pt
EVENTO ESGOTADO!

O ciclo "Conversas à Volta do Vinho", organizado pelo Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Agronómica, regressa no próximo dia 14 de maio, pelas 18h00, na Sala do Bar da Sede da Região Sul da Ordem dos Engenheiros, em Lisboa.
"Confeiçoar vinhos: uma tentação de todas as épocas" é a temática desta tertúlia, que será conduzida pelo Prof. Virgílio Loureiro, num ambiente participativo e descontraído.

Confeiçoar é uma prática que seduz quem lida com o vinho desde a mais remota Antiguidade. Porém, poucos enófilos conhecem o seu significado. Segundo o dicionário da Porto Editora de 2008, confeiçoar tem três significados distintos:
1) preparar uma mistura de drogas;
2) manipular (remédios) com vários ingredientes;
3) fazer bolos e outros produtos de confeitaria.

O orador demonstrará um quarto significado da palavra, relacionado com o vinho, que torna este tema equidistante da adega, botica e confeitaria. Os vinhos confeitos fazem parte da sessão e vão estar, naturalmente, em cima das mesas, com o objectivo de causar sensações fortes, evocar velhas crenças, desvendar alguns segredos e, acima de tudo, estimular a discussão.

Condições de participação e cancelamento
As inscrições são em número limitado e serão registadas, por ordem de chegada, mediante preenchimento do respectivo formulário de inscrição online. Abertas até 11 de maio de 2013, as inscrições só serão consideradas válidas após efectuado o pagamento. As inscrições não validadas através do pagamento serão substituídas por outras em lista de espera. Em caso de cancelamento da inscrição, não comunicado à Região Sul até ao dia 10 de maio de 2013, não haverá lugar ao reembolso do montante pago no acto de inscrição. A realização da sessão fica condicionada a um número mínimo de participantes, sendo que, se o mesmo não for alcançado, todos os inscritos serão informados até ao dia 13 de maio de 2013.