cvv_169666396553ba7c15e4b85.jpg

Conversas à Volta do Vinho VII: Terroir, um conceito para enófilos perfecionistas

Com Manuel Madeira e Virgílio Loureiro.

Sala do Bar, Sede da Região Sul da Ordem dos Engenheiros

17 de julho de 2014

Sala do Bar, Sede da Região Sul da Ordem dos Engenheiros

Ordem dos Engenheiros - Região Sul

Serviços de Formação, Comunicação e Cultura

Tel.:213 132 666
E-mail: atividades@sul.ordemdosengenheiros.pt
O Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Agronómica promoverá, no próximo dia 17 de julho, pelas 17h30, na Sala do Bar da Sede da Região Sul da Ordem dos Engenheiros, em Lisboa, a sétima sessão das já conhecidas "Conversas à Volta do Vinho".

"Terroir, um conceito para enófilos perfecionistas ” será o tema que Manuel Madeira e Virgílio Loureiro, os oradores convidados, abordarão na sessão.

A todo o momento, por tudo e por nada, se invoca o conceito de "terroir”, embora, na maioria das vezes, de forma muito incorreta. Uma perspetiva histórica do "terroir” ajudará a entender este conceito nascido na Borgonha e uma perspetiva atual permitirá compreender o nível de sofisticação que atingiu no Novo Mundo. No decorrer da sessão será ainda abordado o conceito de "terroir” em Portugal e dados exemplos, tanto na vinha como na adega, que ilustram a dificuldade dos portugueses em entendê-lo e respeitá-lo.

Os vinhos estarão, como sempre, em cima das mesas, para a habitual degustação.

Condições de participação e cancelamento
As inscrições são em número limitado e serão registadas, por ordem de chegada, mediante preenchimento do respetivo formulário de inscrição online. Abertas até 16 de julho de 2014, as inscrições só serão consideradas válidas após efetuado o pagamento. As inscrições não validadas através do pagamento serão substituídas por outras em lista de espera. Em caso de cancelamento da inscrição, não comunicado à Região Sul até ao dia 12 de julho de 2013, não haverá lugar ao reembolso do montante pago no ato de inscrição. A realização da sessão fica condicionada a um número mínimo de participantes, sendo que, se o mesmo não for alcançado, todos os inscritos serão informados até ao dia 16 de julho de 2013