uaveiro2_32668234655366f42dcafc.jpg

Data: 29 de Abril de 2015
Local: Sede da Delegação Distrital de Aveiro
Hora: 18h45m
Tema: Partilha e Transferência de Conhecimento: As Plataformas Tecnológicas da Universidade de Aveiro
Orador: Professor Carlos Pascoal Neto, Vice-Reitor
Entidade: Universidade de Aveiro

Resumo: O desenvolvimento das modernas economias e sociedades, assente no conhecimento científico e tecnológico, requer uma maior aproximação e um novo modelo de relacionamento entre os principais stakeholders envolvidos no processo de transferência de conhecimento: centros de saber, empresas, autarquias, entidades do tecido económico, social e cultural. Os desafios levantados por esta nova realidade exigem da parte das universidades, abordagens integradas e multidisciplinares, fazendo apelo às diferentes áreas do conhecimento. As Plataformas Tecnológicas da Universidade de Aveiro constituem a resposta integrada aos desafios societais ou necessidades do tecido económico, social ou cultural, cobrindo, sempre que possível, uma determinada fileira ou cadeia de valor. São estruturas informais de articulação e concertação de competências e infraestruturas transversais da UA, congregadas para atuar nas áreas de I&DT em consórcio, prestação de serviços especializados, transferência de tecnologia, formação especializada e promoção do empreendedorismo. Constituem igualmente plataformas de partilha de conhecimento e de promoção de sinergias estratégicas entre os diferentes stakeholders envolvidos no processo de transferência de conhecimento. Apesar da sua grande abrangência territorial, as Plataformas Tecnológicas estão focadas nas áreas de especialização inteligente da Região em que a UA se insere, cobrindo sectores económicos como o Mar, Floresta, Agroalimentar, Moldes e Plásticos, Habitat ou domínios transversais como "as cidades/regiões inteligentes” ou a "a bicicleta e a mobilidade suave”.

Entrada livre mas sujeita a inscrição prévia para o email:
aveiro@centro.ordemdosengenheiros.pt