c98507ba3ff229c1d3787116fe6fcab1.jpg

3000-032 Coimbra
Tel.: (+351) 239 855 190
correio@centro.oep.pt
O Colégio Regional de Engenharia Civil irá realizar um curso de formação de Dimensionamento de Estruturas de Madeira – Regras Gerais, entre 5 e 12 de junho.

Enquadramento
A utilização de madeira em estruturas sofreu uma utilização crescente ao longo dos últimos anos. Atendendo às boas características estéticas, de resistência, ecológicas e, contrariamente ao que muitas vezes se julga, de resistência ao fogo da madeira, é natural esta continue a ser cada vez mais utilizada durante os próximos anos. A aprovação de Normas Europeias relativas ao cálculo de estruturas de madeira veio fornecer aos projetistas um conjunto de regras e métodos de dimensionamento que facilitam e enquadram o dimensionamento deste tipo de estruturas. Por outro lado, as estruturas de madeira não são tradicionalmente estudadas ao nível das licenciaturas de Engenharia Civil, a não ser muito recentemente, e geralmente como disciplinas de opção.

Objetivos
Este curso, destinado preferencialmente a Engenheiros Civis, visa a formação de projetistas no domínio do cálculo de estruturas de madeira. O curso será baseado no Eurocódigo 5 e pretende criar competências no domínio do dimensionamento de estruturas de madeira, abordando questões com o dimensionamento de secções e elementos estruturais em estado limite último, cálculo de deformações, ligações, bem como o dimensionamento de estruturas de madeira em situação de incêndio.

Conteúdos

Propriedades da madeira.
Tipos de madeira.
Principais fatores que influenciam a resistência da madeira.
Bases de cálculo.

Verificação dos estados limites últimos.
Esforços simples.
Esforços compostos.
Instabilidade de colunas.
Instabilidade de vigas
Vigas de forma especial.
Exemplo de aplicação.

Verificação dos estados limites de utilização.
Verificação à deformação.
Verificação de vibrações.
Exemplo de aplicação.

Ligações
Tipos de ligações.
Verificação dos estados limites últimos de ligações tipo cavilha.
Verificação dos estados limites últimos de ligações por conectores planos.
Verificação em serviço de ligações.
Exemplo de aplicação

Dimensionamento ao fogo
Comportamento da madeira ao fogo.
Dimensionamento de secções.
Dimensionamento de ligações.
Exemplo de aplicação

Exercício prático
Exercícios de aplicação

Destinatários
Licenciatura/mestrado/mestrado integrado em Engenharia Civil ou área afim.

Ferramentas de apoio
O curso é ministrado com o recurso a meios audiovisuais e apoiado na documentação de apoio fornecida. Os materiais serão disponibilizados eletronicamente devendo os formandos estar munidos de computador pessoal para realizar os exercícios de aplicação. A formação será realizada à distância.

Local de realização
O curso realizar-se-á na modalidade de Live Training com recurso ao software de videoconferência Zoom. Aos inscritos será posteriormente enviado o link para acesso às sessões.

Preços de Inscrição

Inscrições em nome individual
Membros Estudantes: 30 euros
Membros Estagiários e Efetivos: 100 euros
Não Membros: 250 euros

Inscrições em nome de Empresa / Instituição
Membros e Não Membros: 250 euros

Notas:
Para beneficiar do preço de membro, a fatura relativa à inscrição terá que ser emitida em nome individual. Caso pretenda a emissão da fatura em nome de empresa, não poderá beneficiar do valor reduzido de inscrição.
Para as inscrições de membro com emissão de faturas em nome de pessoas coletivas deverá ser enviado previamente um email para: dina@centro.oep.pt a solicitar a inscrição com o número de membro e todos os dados da Empresa.
O número de inscrições é limitado. Os membros inscritos na Região Centro têm prioridade de inscrição. As inscrições só são efetivamente contabilizadas após o pagamento das mesmas. Os preços de inscrição de membro aplicam-se para as inscrições em nome individual. Às Inscrições com emissão de faturas em nome de pessoas coletivas, é aplicado o preço de não membro.

Duração total, datas de realização e horários
Duração: 15 horas
Datas de realização: 5 a 8 de junho + 12 de junho de 2023

Coordenador e formador
A coordenação científico-pedagógica e a formação são da responsabilidade do Prof.º Paulo Cachim, Professor Associado com Agregação do Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Aveiro.

SiGOE - Balcão Único