instituto_superior_tecnico_8869_s_185529883356caec0f0fd51.jpg

17 de março a 5 de maio

Serviços de Formação, Comunicação e Cultura

E-mail: atividades@sul.ordemdosengenheiros.pt

A Região Sul da Ordem dos Engenheiros e o Instituto Superior Técnico (IST) - através do seu Departamento de Engenharia e Gestão (DEG) -, estabeleceram um Protocolo de Cooperação que visa o desenvolvimento de iniciativas e atividades de interesse mútuo na área da formação especializada para membros da Ordem dos Engenheiros (OE), do qual resultaram já diversos cursos desde 2012.

Neste âmbito, terá início, em março de 2016, a quinta edição do Curso de Gestão para Engenheiros, lecionado pelo Prof. Mira Amaral, exclusivo para membros da OE:

CURSO DE GESTÃO PARA ENGENHEIROS

DATA E LOCAL DE REALIZAÇÃO:
De 17 de março a 5 de maio de 2016
Quintas-Feiras, das 19h00 às 22h00 | IST Alameda, Pavilhão de Civil

OBJETIVOS
Pretende-se introduzir os engenheiros nas questões fundamentais da gestão duma empresa, através dum miniprograma de conceitos fundamentais e relevantes. Explica-se o que é a gestão e o que é a Organização, indo-se depois para a Contabilidade e Finanças Empresariais e acabando-se com o Marketing e Logística.

PROGRAMA

O que é uma organização. Para que serve a gestão. História da Teoria das Organizações. Corporate Governance. Teoria da Agência. Estratégia Empresarial e Gestão Estratégica. Contabilidade de Gestão e Contabilidade Analítica. Demonstrações Financeiras duma empresa: Balanço, Demonstração de Resultados, Mapas de Fluxos de Caixa, Lucro Contabilístico e Lucro Económico (EVA). Capitais Próprios, Capitais Permanentes, Fundo de Maneio e Rácio Económico-Financeiros. Avaliação de Projectos de Investimento e Avaliação Económica de Empresas. Múltiplos de Mercado. Mercado de Capitais. Financiamento das Empresas. Marketing e Marcas. Logística e Gestão das Operações.

DESTINATÁRIOS

Membros Efetivos e Estagiários da Ordem dos Engenheiros, independentemente da Região  em que estejam inscritos, com interesse ou carências em Gestão e Economia, não se particularizando qualquer das Especialidades.

CANDIDATURAS
Para que a sua candidatura seja considerada, deverá fazer a sua inscrição online e o pagamento da taxa de inscrição. Posteriormente, deverá enviar o seu currículo com uma fotografia (inserida no currículo ou não) para o email: atividades@sul.ordemdosengenheiros.pt

VALOR DE INSCRIÇÃO E PAGAMENTOS
Valor de inscrição no curso para membros Efetivos e Estagiários da OE: 700€ (inclui já a taxa paga no acto de inscrição online)
Possibilidade de pagamento faseado alargado para inscrições no curso:
- Todos os membros que procederem à sua inscrição online, deverão pagar uma taxa de inscrição de 200€ pelo curso, no ato da mesma;
- O restante valor poderá ser pago na totalidade ou em 2 prestações de 250€ cada, sem qualquer encargo adicional para os membros. Se pretender optar pelo pagamento em prestações, por favor contacte os Serviços de Formação, Comunicação e Cultura da Região Sul.

PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E GESTÃO (Executive Master in Engineering and Management)
Uma vez que já foi criada a Pós-Graduação em Engenharia e Gestão, que agrega como disciplinas os diferentes cursos até agora apresentados e alguns novos, os potenciais interessados deverão consultar a informação disponível em: https://fenix.tecnico.ulisboa.pt/departamentos/deg/curso-de-especializacao-em-engenharia-e-gestao
Nesta Pós-Graduação IST há unidades curriculares obrigatórias (Gestão para Engenheiros, Engenharia da Decisão, Gestão de Projetos de Engenharia, e Projeto em Engenharia e Gestão) e outras opcionais.
As inscrições na unidades curriculares opcionais deve processar-se em duas fases:
1. Declaração de interesse, em que fica registado o interesse de um aluno.
2. Quando o número de interessados nessa unidade curricular for considerado relevante, haverá uma calendarização do curso negociada com todos e depois a inscrição formal no curso.
A inscrição na unidade curricular de projeto processa-se como a inscrição em qualquer unidade curricular obrigatória.

O aproveitamento no curso dá direito a um certificado.

Condições de participação e cancelamento
As inscrições são em número limitado e serão registadas, por ordem de chegada, mediante preenchimento do respetivo formulário de inscrição online. Abertas até 15 de março de 2016, as inscrições só serão consideradas válidas após efetuado o pagamento. As inscrições não validadas através do pagamento serão substituídas por outras em lista de espera. Em caso de cancelamento da inscrição, não comunicado à Região Sul até ao dia 15 de março de 2016, não haverá lugar ao reembolso do montante pago no ato de inscrição. A realização da formação fica condicionado a um número mínimo de participantes, sendo que, se o mesmo não for alcançado, todos os inscritos serão informados até ao dia 15 de março de 2016.