c98507ba3ff229c1d3787116fe6fcab1.jpg

3000-032 Coimbra
Tel.: (+351) 239 855 190
correio@centro.oep.pt

O Colégio Regional de Engenharia Civil irá realizar uma segunda edição do curso de formação de Dimensionamento de estruturas de betão segundo o EC2, entre 20 e 24 de novembro.

Enquadramento
Nos últimos anos a regulamentação de estruturas foi uniformizada na Europa com a introdução dos Eurocódigos Estruturais. O Eurocódigo 2, que se refere às estruturas de betão armado e pré-esforçado tem vindo a ser progressivamente mais utilizado na prática corrente de projeto. Este curso apresenta de forma sucinta o Eurocódigo 2, sobretudo nos aspetos em que as diferenças em relação à regulamentação anterior (REBAP) são mais diferentes.

Este curso visa a formação de projetistas no domínio do cálculo de estruturas de betão. O curso será baseado no Eurocódigo 2 e pretende criar competências no domínio do dimensionamento de estruturas de betão, abordando questões com o dimensionamento de secções e elementos estruturais em estado limite último (ULS) e de utilização (SLS).

CONTEÚDOS

• Estrutura geral do Eurocódigo 2 (EC2).
  • Principais diferenças entre o EC2 e a regulamentação anterior (REBAP).
  • Propriedades dos materiais betão e aço.

Estados limites últimos

• Esforços normais e de flexão.
  • Esforço transverso.
  • Torção.
  • Punçoamento.

Encurvadura

• Estruturas contraventadas e não contraventadas.
  • Dimensionamento de pilares.

Estados limites de utilização

• Limites para tensões.
  • Cálculo da abertura de fendas.
  • Cálculo da flecha.

Disposições construtivas

• Disposições gerais relativas a armaduras.
  • Elementos estruturais.

Pré-esforço

• Aços de pré-esforço.
  • Limites para tensões.
  • Perdas de pré-esforço.

Exercício prático

• Exercícios de aplicação.

Destinatários: Licenciatura/mestrado/mestrado integrado em Engenharia Civil ou área afim.

Ferramentas de apoio: O curso é ministrado com o recurso a meios audiovisuais e apoiado na documentação de apoio fornecida. Os materiais serão disponibilizados eletronicamente devendo os formandos estar munidos de computador pessoal para realizar os exercícios de aplicação. A formação será realizada à distância.

Local de realização: O curso realizar-se-á na modalidade de Live Training com recurso ao software de videoconferência Zoom. Aos inscritos será posteriormente enviado o link para acesso às sessões.

Preços de Inscrição

Inscrições em nome individual

• Membros Estudantes: 30 euros
  • Membros Estagiários e Efetivos: 100 euros
  • Não Membros: 250 euros

Inscrições em nome de Empresa / Instituição

• Membros e Não Membros: 250 euros

Notas:

• Para beneficiar do preço de membro, a fatura relativa à inscrição terá que ser emitida em nome individual. Caso pretenda a emissão da fatura em nome de empresa, não poderá beneficiar do valor reduzido de inscrição, sendo aplicado o preço de não membro.
  • Para as inscrições de membro com emissão de faturas em nome de pessoas coletivas deverá ser enviado previamente um email para: dina@centro.oep.pt a solicitar a inscrição com o número de membro e todos os dados da Empresa.
  • O número de inscrições é limitado. Os membros inscritos na Região Centro têm prioridade de inscrição. As inscrições só são efetivamente contabilizadas após o pagamento das mesmas.

Duração: 15 horas

Datas de realização: 20 a 24 de novembro de 2023

Horário: das 17h às 20h

Coordenador e formador: A coordenação científico-pedagógica e a formação são da responsabilidade do Prof.º Paulo Cachim, Professor Associado com Agregação do Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Aveiro.

INSCRIÇÕES: Já disponíveis no SiGOE.