economiadados_portal2_170140268263b715dcc3d1d.jpg

Ordem dos Engenheiros
Gabinete de Comunicação e Marketing
Email: gabinete.comunicacao@oep.pt
A Academia de Engenharia e a Ordem dos Engenheiros (OE) organizam, no dia 20 de janeiro, pelas 15h00, um debate sobre a "Economia dos Dados na União Europeia”.
A sessão conta a participação de Maria da Graça Carvalho, Martina Dlabajová e Carlos Zorrinho, Membros dos Grupos PPE, S&D e RE no Parlamento Europeu, bem como do Secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, Mário Campolargo, de Fernando Almeida Santos, Bastonário da OE e de Sebastião Feyo de Azevedo, Presidente da Academia de Engenharia recém-eleito.

O debate, que decorrerá em formato online e presencial, na Sede da OE, tem como objetivo fundamental a apresentação à comunidade portuguesa da iniciativa europeia mais recente sobre a partilha de dados e a economia dos dados – o Data Act, uma proposta de regulamento, apresentada pela Comissão Europeia (CE) em 2022, com vista ao estabelecimento de uma estrutura harmonizada para a partilha de dados industriais e não pessoais na União Europeia.

A informação disponível demonstra que o volume de dados está em constante crescimento, tendo passado de 33 zetabytes gerados em 2018 para 175 zetabytes previstos em 2025. Trata-se de um potencial inexplorado e 80 % dos dados industriais nunca são utilizados. O Regulamento Dados aborda as questões jurídicas, económicas e técnicas que conduzem à subutilização dos dados. As novas regras possibilitarão a disponibilização de mais dados para reutilização e prevê-se que gerem 270 mil milhões de euros adicionais para o PIB até 2028.

A CE acredita que com esta iniciativa será possível criar um mercado único que permita a livre circulação de dados dentro da UE e entre setores, em benefício das empresas, dos investigadores, das administrações públicas e da sociedade em geral.

O Data Act corresponde ao último componente horizontal da estratégia para os dados apresentada pela Comissão, e que desempenhará um papel fundamental na transformação digital em consonância com os objetivos digitais para 2030.