foto_portal_11023624735565f0271d747.jpg

Debate sobre a Evolução do mercado de eletricidade - Contribuição das renováveis

Auditório da Região Sul da Ordem dos Engenheiros, Av. António Augusto de Aguiar, 3D, em Lisboa

18 de junho de 2015

Região Sul da Ordem dos Engenheiros
Serviços de Formação, Comunicação e Cultura

E-mail: atividades@sul.ordemdosengenheiros

O Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Eletrotécnica promove no próximo dia 18 de junho, pelas 18h00 um debate sobre "A Evolução do mercado de eletricidade. Contribuição das renováveis".

Este evento, na linha de outros anteriormente promovidos na Ordem dos Engenheiros, resulta de uma iniciativa da APREN (Associação Portuguesa de Energias Renováveis)  que foi acolhida pelo Conselho Diretivo da Região Sul, dando continuidade à atitude que tem assumido de apoiar todos os eventos que contribuam para  esclarecer os engenheiros e a sociedade.

O crescente aumento das fontes renováveis na produção de eletricidade em Portugal continental, que em 2014 já representaram mais de 60% do consumo, coloca desafios ao atual modelo do mercado ibérico da eletricidade.

Efetivamente este modelo, baseado em preços marginais concebido para sistemas com muitas centrais térmicas, que se caracterizam por custos variáveis de produção muito significativos, deixa de ser aplicável num sistema em que as centrais renováveis passam a predominar pois estas têm custos variáveis de produção próximos de zero.

Este tema em debate reveste‑se de grande atualidade numa altura em que está em constituição a União Energética Europeia, objetivo do presidente Juncker, e que passa pela definição do novo modelo de mercado.

Condições de participação e cancelamento

As inscrições são em número limitado e serão registadas, por ordem de chegada, mediante preenchimento do respetivo formulário de inscrição online. Abertas até 16 de junho de 2015, as inscrições só serão consideradas válidas após efetuado o respetivo pagamento. As inscrições não validadas através do pagamento serão substituídas por outras em lista de espera. Em caso de cancelamento da inscrição, não comunicado à Região Sul até ao dia 16 de junho de 2015, não haverá lugar ao reembolso do montante pago no ato de inscrição. A realização deste evento fica condicionada a um número mínimo de participantes, sendo que, se o mesmo não for alcançado, todos os inscritos serão informados até ao dia 16 de junho de 2015.