morcegos_portal_1620680939554b98d7e9208.jpg

Delegação Distrital de Santarém promove Visita ao Centro de Ciência Viva do Alviela

Olhos de Água, Alcanena

30 de maio de 2015

Olhos de Água, Alcanena

Delegação Distrital de Santarém
Av. Madre Andaluz, 7 - r/c Dt.
2000-210 Santarém

E-mail: santarem@sul.ordemdosengenheiros.pt

No próximo dia 30 de maio (sábado), a Delegação Distrital de Santarém da Região Sul da Ordem dos Engenheiros vai promover uma visita ao Centro de Ciência Viva do Alviela, localizado em Olhos de Água, Alcanena, que incluirá uma visita à gruta Lapa da Canada onde decorrerá a "Noite dos Morcegos”.

Esta ação inicia-se com uma caminhada de 2 Km pelo percurso pedestre do Canhão Flúvio-Cársico, seguindo-se a visita ao Centro de Ciência Viva do Alviela, composta por três salas de exposição permanente relacionadas com a geologia da região e com a nascente do rio Alviela: o Geódromo, o Carso e o Quiroptário.

O Geódromo é um simulador de realidade virtual que permite ao visitante realizar uma viagem ao longo de 175 milhões de anos, que aborda a evolução geológica do Maciço Calcário Estremenho.

A sala de exposição permanente Carso é constituída por um filme 3D que explica a hidrogeologia associada às regiões cársicas, com especial enfoquena nascente do rio Alviela, e um módulo interativo 3D (maquete) que simula a circulação subterrânea da água nas paisagens cársicas.

O Quiroptário consiste numa sala com módulos interativos que dão a conhecer os morcegos, sensibilizando os visitantes para a sua necessidade de conservação. Nesta exposição os visitantes podem entrar "na pele” dos morcegos e viver algumas experiências como aumentar a capacidade de audição, guiar-se apenas pelo som ou partilhar um espaço ínfimo com mil acompanhantes.

A visita terminará com um jantar convívio no restaurante "O Malho”, um dos melhores restaurantes do Ribatejo, localizado na aldeia de Malhou, em Alcanena.