fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
c98507ba3ff229c1d3787116fe6fcab1.jpg
wed24_event_174904171365d47677c9548.jpg

Dia Mundial da Engenharia | UNESCO

Sede Nacional da Ordem dos Engenheiros

4 de março de 2024

Adicionar ao meu Calendário

Inscreva-se já!

Local

Sede Nacional da Ordem dos Engenheiros

Informações

Direção de Relações Externas
E-mail: dre@oep.pt
A Ordem dos Engenheiros irá acolher na sua Sede Nacional, a 4 de março próximo, as comemorações do Dia Mundial da Engenharia 2024, proclamado pela UNESCO em 2019, e que este ano serão subordinadas ao tema "Soluções de Engenharia para um Mundo Sustentável”. 

O Dia Mundial da Engenharia para o Desenvolvimento Sustentável foi proclamado pela UNESCO na sua 40ª Conferência Geral, em 2019. É, desde 2020, celebrado por todo o mundo no dia 4 de março de cada ano, como o dia internacional da UNESCO para celebrar os Engenheiros e a Engenharia.

A edição de 2024 terá como tema "Soluções de Engenharia para um Mundo Sustentável”, constituindo-se como uma oportunidade para o debate, troca de experiências e ideias, no que ao papel da Engenharia sobre soluções sustentáveis diz respeito. 

Inserida no Dia Mundial da Engenharia, será organizada, paralelamente, uma Conferência com o tema "Transição Energética e Sustentabilidade”, que contará com um painel de oradores de prestígio.

A produção e o uso de energia estão, mais do que nunca, no centro das considerações estratégicas dos países. O principal objetivo do evento será fomentar o diálogo para a implementação de projetos de investigação científica e desenvolvimento tecnológico no domínio da engenharia de sistemas energéticos, que sustentam a transformação industrial, a inovação e a estrutura económica global. 

No contexto de tensões crescentes na relação entre humanos e a natureza, é crucial que os engenheiros e decisores políticos priorizem uma abordagem equilibrada entre o progresso económico, justiça social e preservação ambiental, que são fundamentais para a segurança energética de um país. 

 
As inscrições neste evento serão gratuitas para Membros, mas obrigatórias. 
O evento será realizado em inglês.

Parceiros Institucionais