dmmateriais_prancheta1_prancheta1_2102515567614b071ae6c6c.jpg

Dia Mundial dos Materiais 2021

Conferência "Os materiais e a fileira do hidrogénio"

Plataforma Zoom

Plataforma Zoom

Ordem dos Engenheiros
Gabinete de Comunicação

Sociedade Portuguesa dos Materiais
A Ordem dos Engenheiros (OE), em parceria com a Sociedade Portuguesa dos Materiais (SPM) e a Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), encontra-se a organizar uma Sessão Comemorativa do Dia Mundial dos Materiais, que irá decorrer no próximo dia 3 de novembro, em formato digital, e que incluirá uma conferência dedicada ao tema "Os materiais e a fileira do hidrogénio".

Para assinalar esta efeméride, e como habitualmente, foi organizado um concurso, com atribuição de prémios, visando distinguir as melhores teses* sobre Ciência e Engenharia de Materiais de estudantes finalistas do 2.º ciclo de cursos das áreas de Ciências e Engenharia, incluindo os Institutos Politécnicos, referentes aos anos letivos 20119-2020 e 2020-2021.

A tese vencedora concorrerá a nível europeu ao Prémio FEMS (Federation of European Materials Societies).

Quem obtiver o Prémio SPM 2021 apresentará a sua tese na Conferência Junior EUROMAT 2022, que decorrerá em Coimbra, de 29 de agosto a 1 de setembro de 2022, sendo a respetiva deslocação e estadia financiadas pelo Prémio SPM.

Já o Prémio Ordem dos Engenheiros mantém-se como prémio pecuniário no valor de 500 euros. As teses candidatas a este Prémio deverão ter um carácter prático, através do desenvolvimento de um material/produto/tecnologia com aplicação industrial a curto prazo e com incidência nos materiais utilizados.

O programa da Sessão Comemorativa, que inicia às 09h30, é assim composto pela conferência atrás referida, por apresentações das teses a concurso e pela atribuição dos Prémios SPM e Ordem dos Engenheiros.

* Os Departamentos são convidados a selecionar as melhores teses (versões definitivas após submissão a provas e aprovação por um júri de mestrado), indicando a que Prémio concorrem e enviá-las, nas condições definidas pelos regulamentos, para spm@spmateriais.pt, até ao dia 18 de outubro.

Regulamento Prémio Ordem dos Engenheiros »»»
Regulamento Prémio SPM »»»
Ficha de candidatura »»»
Cartaz do Dia Mundial dos Materiais »»»