capturar_1935072999561f720547a50.jpg

Empreendedorismo: As Dinâmicas Empresariais e das Instituições - O Papel dos Agentes

Ciclo de Conferências

Auditório da Sede da Ordem dos Engenheiros, Lisboa

25 de novembro de 2015

Auditório da Sede da Ordem dos Engenheiros, Lisboa

Ordem dos Engenheiros
Secretariado dos Colégios
T 213 132 662 /3 /4
E-mail: colegios@oep.pt
As conferências já realizadas pela Especialização de Engenharia e Gestão Industrial sobre a Reindustrialização do País, na Ordem dos Engenheiros, visaram destacar a importância da criação de um ecossistema sustentável que promova a competitividade empresarial e a criação de emprego, através da modernização da oferta de bens e serviços transacionáveis que permita uma trajetória de convergência com a União Europeia.

As conclusões destas conferências identificavam a promoção da competitividade como missão da política económica, assim como a adesão ao modelo da Economia do Conhecimento, destinado a injetar saber e engenheiros nas nossas empresas, enquanto prioridades para a reindustrialização do País, permitindo-nos afastar de modelos do passado, assentes na mão-de-obra barata.

Neste âmbito assume um significado especial, o reforço do ecossistema empreendedor português, constituído pelos empreendedores, centros de I&D, incubadoras, peritos e instituições financeiras e de Capital de Risco específicas, que promovem a valorização económica do conhecimento científico e tecnológico, os fatores de competitividade, a atração e retenção de talento e a facilitação do acesso a investigadores globais e a parceiros estratégicos.

Para além da promoção do debate, é objetivo da iniciativa promover a informação sobre os modelos de Empreendedorismo através da divulgação e discussão de casos empresariais e do papel das instituições, agentes decisivos para o seu desenvolvimento.

Nestes termos, a Comissão Executiva da Especialização em Engenharia e Gestão Industrial da Ordem dos Engenheiros vai organizar um novo ciclo de Conferências, desta feita dedicadas ao Empreendedorismo, dando relevo às Instituições e às empresas.

A primeira será dedicada ao tema " As dinâmicas empresariais e das instituições. O papel dos Agentes”.