fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
c98507ba3ff229c1d3787116fe6fcab1.jpg
oe_encec2024_a_portal_44276176365af9f6aa8f13.jpeg

Encontro Nacional do Colégio de Engenharia Civil

A Engenharia Civil e os Desafios do Século XXI

Auditório da Sede Regional Centro da Ordem dos Engenheiros, Coimbra

24 de fevereiro de 2024

Local

Auditório da Sede Regional Centro da Ordem dos Engenheiros, Coimbra

Informações

Gabinete de Assuntos Profissionais
Tel.: 213 132 | 629 | 664 | 695
E-mail: gap@oep.pt

Patrocinadores

Patrocinadores Ouro

Patrocinadores Prata
O Conselho Nacional do Colégio de Engenharia Civil (CNCEC) da Ordem dos Engenheiros promove no próximo dia 24 de fevereiro de 2024 (sábado), na Sede da Região Centro da Ordem dos Engenheiros, em Coimbra, o Encontro Nacional de Engenharia Civil (ENEC) sob o tema "A Engenharia Civil e os desafios do século XXI”.

Em Portugal, o setor da Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC), e particularmente a Engenharia Civil, vão ser chamados a concretizar, direta ou indiretamente, a generalidade dos fundos associados ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), quer na construção das infraestruturas previstas quer no apoio a vários setores da sociedade, como a habitação, a saúde, a energia e a água.

Em todos estes desafios, a Engenharia Civil tem um papel crucial. A resposta às necessidades identificadas deve ter em consideração a novas tecnologias e ferramentas disponíveis, como a inteligência artificial, bem como as novas soluções para a construção, integrando os novos materiais, produtos e processos. 

Portugal enfrentará no futuro próximo desafios como as novas infraestruturas de transporte, o aeroporto e a rede de alta velocidade, ou a crise da habitação e dos desafios da engenharia nas zonas menos densamente povoadas. Em todas estas frentes, a intervenção de especialistas é importantíssima para garantir a concretização das soluções seguras e economicamente viáveis, em cumprimento dos códigos e regulamentos aplicáveis. No Encontro serão ainda discutidos aspetos particulares relacionados com a intervenção em zonas classificadas, a gestão de grandes obras, assim como a importância da coordenação de segurança e saúde na construção.

Parceiros Institucionais