fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
c98507ba3ff229c1d3787116fe6fcab1.jpg
encontronacionalcivil_2413366256329c20ed963e.jpg

Encontro Nacional do Colégio de Engenharia Civil

Contributos da Engenharia Civil para os Desafios da Sociedade

Exponor

15 de outubro de 2022

Local

Exponor

Informações

Gabinete de Assuntos Profissionais
Email: gap@oep.pt

Patrocinadores


ADIADO PARA DATA A CONFIRMAR

O Conselho Nacional do Colégio de Engenharia Civil da Ordem dos Engenheiros promove, no próximo dia 15 de outubro, na EXPONOR (Matosinhos), durante a Concreta 2022, o Encontro Nacional do Colégio de Engenharia Civil (ENCEC) sob o tema "Contributos da Engenharia Civil para os desafios da Sociedade”.

Em Portugal, o setor da Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC), e particularmente a Engenharia Civil, será chamado a concretizar, direta ou indiretamente, a generalidade dos fundos associados ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), quer na construção das infraestruturas previstas, quer no apoio a setores da economia tão diversos como a saúde, para além de desempenhar um papel fulcral na execução de vários outros projetos que integram o programa do Governo, de que se destaca o novo aeroporto e respetivos acessos.

A Engenharia Civil e a Arquitetura são, em muitos destes projetos, duas faces da mesma realidade, sendo necessário, por essa razão, uma permanente interação na procura da solução mais harmoniosa.

Nestes desafios, a Engenharia Civil tem um papel crucial. As respostas devem ter em consideração as novas ferramentas de projeto e gestão – de que a metodologia Building Information Modelling (BIM) é um excelente exemplo –, as preocupações de caráter ambiental e, logo desde o início, o envolvimento das gerações mais novas.
Concomitantemente, Portugal tem um vasto património edificado que deve ser mantido, e nalguns casos reabilitado e/ou reforçado, tendo em consideração os riscos naturais a que está sujeito, como os sismos e outros resultantes das alterações climáticas que se observam. Nestes casos, a intervenção de especialistas garante a concretização das soluções mais seguras e economicamente viáveis, em cumprimento dos códigos e regulamentos aplicáveis.

A Ordem dos Engenheiros decidiu associar o ano de 2022 a dois imperativos cruciais: "2022 – Ano OE Engenharia e Saúde” e "2022 – Ano de transição digital”, sendo neste contexto que assenta o programa do ENCEC 2022 e, em particular, nos correspondentes desafios e responsabilidades que se colocam à Engenharia Civil.

Participa no ENCEC 2022!

Parceiros Institucionais