fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
c98507ba3ff229c1d3787116fe6fcab1.jpg
encontronacionalcivil_2413366256329c20ed963e.jpg

Encontro Nacional do Colégio de Engenharia Civil

Contributos da Engenharia Civil para os Desafios da Sociedade

Exponor

15 de outubro de 2022

Adicionar ao meu Calendário

Inscreva-se já!

Local

Exponor

Informações

Gabinete de Assuntos Profissionais
Email: gap@oep.pt

Patrocinadores


O Conselho Nacional do Colégio de Engenharia Civil da Ordem dos Engenheiros promove, no próximo dia 15 de outubro, na EXPONOR (Matosinhos), durante a Concreta 2022, o Encontro Nacional do Colégio de Engenharia Civil (ENCEC) sob o tema "Contributos da Engenharia Civil para os desafios da Sociedade”.

Em Portugal, o setor da Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC), e particularmente a Engenharia Civil, será chamado a concretizar, direta ou indiretamente, a generalidade dos fundos associados ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), quer na construção das infraestruturas previstas, quer no apoio a setores da economia tão diversos como a saúde, para além de desempenhar um papel fulcral na execução de vários outros projetos que integram o programa do Governo, de que se destaca o novo aeroporto e respetivos acessos.

A Engenharia Civil e a Arquitetura são, em muitos destes projetos, duas faces da mesma realidade, sendo necessário, por essa razão, uma permanente interação na procura da solução mais harmoniosa.

Nestes desafios, a Engenharia Civil tem um papel crucial. As respostas devem ter em consideração as novas ferramentas de projeto e gestão – de que a metodologia Building Information Modelling (BIM) é um excelente exemplo –, as preocupações de caráter ambiental e, logo desde o início, o envolvimento das gerações mais novas.
Concomitantemente, Portugal tem um vasto património edificado que deve ser mantido, e nalguns casos reabilitado e/ou reforçado, tendo em consideração os riscos naturais a que está sujeito, como os sismos e outros resultantes das alterações climáticas que se observam. Nestes casos, a intervenção de especialistas garante a concretização das soluções mais seguras e economicamente viáveis, em cumprimento dos códigos e regulamentos aplicáveis.

A Ordem dos Engenheiros decidiu associar o ano de 2022 a dois imperativos cruciais: "2022 – Ano OE Engenharia e Saúde” e "2022 – Ano de transição digital”, sendo neste contexto que assenta o programa do ENCEC 2022 e, em particular, nos correspondentes desafios e responsabilidades que se colocam à Engenharia Civil.

Participe no ENCEC 2022!

Parceiros Institucionais