fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
c98507ba3ff229c1d3787116fe6fcab1.jpg
encea_2023_portal_123319177650041b7d32ce.jpg

Encontro Nacional do Colégio de Engenharia do Ambiente

Descarbonização e Sustentabilidade

Auditório da Sede Regional Norte da Ordem dos Engenheiros, Porto

12 de Outubro de 2023

Adicionar ao meu Calendário

Inscreva-se já!

Local

Auditório da Sede Regional Norte da Ordem dos Engenheiros, Porto

Informações

Gabinete de Assuntos Profissionais
Tel.: 213 132 | 629 | 664 | 695
E-mail: gap@oep.pt

Patrocinadores

O Conselho Nacional do Colégio de Engenharia do Ambiente da Ordem dos Engenheiros (OE) promove, no próximo dia 12 de outubro, na sede da Região Norte da OE, no Porto, o Encontro Nacional  do Colégio de Engenharia do Ambiente (ENCEA), que será dedicado ao tema da "Descarbonização e Sustentabilidade”.

A regulamentação europeia dá prioridade à eficiência energética, à eletrificação e à integração do sistema energético como formas de impulso à mudança em ambos os setores.

A utilização de recursos deverá abandonar o descontinuado modelo económico linear, sustentado nos combustíveis fósseis, transitando para o modelo económico circular, que recorre a fontes de energia renovável e a uma utilização mais eficiente dos recursos. No entanto, esta evolução acarreta elevados investimentos, não só em inovação e desenvolvimento, como também em redes de transporte e distribuição de energia.
Adicionalmente, a regulamentação europeia sublinha a importância da participação das cidades e das administrações locais na descarbonização e do envolvimento da sociedade na transição energética, contribuindo para aumentar a ação individual e coletiva, a adoção de comportamentos sustentáveis e a alteração dos padrões de produção e consumo a favor da sustentabilidade.

Neste Encontro serão apresentados alguns projetos e iniciativas na área das energias renováveis, das cidades e construção sustentáveis, assim como o seu contributo para a meta da neutralidade carbónica.
É, ainda, objetivo que constitua um momento de partilha de conhecimento e de experiências entre os Membros do Colégio de Engenharia do Ambiente, outros profissionais do setor e estudantes de Engenharia, em assuntos relacionados com a profissão do Engenheiro do Ambiente.


Comissão organizadora
Beatriz Condessa – Vogal do Conselho Nacional do Colégio de Engenharia do Ambiente da OE
Mercês Ferreira – Coordenadora do Conselho Regional Norte do Colégio de Engenharia do Ambiente da OE
Miguel Costa – Região Norte da OE
Ema Matos – Vogal do Conselho Regional Centro do Colégio de Engenharia do Ambiente da OE
Margarida Abrantes – Vogal do Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia do Ambiente da OE
João Sales Correia – Coordenador do Conselho Regional da Madeira do Colégio de Engenharia do Ambiente da OE
Selma Cordeiro Amaral – Vogal do Conselho Regional dos Açores do Colégio de Engenharia do Ambiente da OE

Parceiros Institucionais