webinar_23_setembro_powerpoint2_17585436896127a86475321.jpg

Ordem dos Engenheiros
Gabinete de Comunicação Nacional
Email: gabinete.comunicacao@oep.pt
Integrado no ciclo de webinars #JuntosSomosEngenharia, decorrerá no próximo dia 23 de setembro, pelas 17h00, um webinar dedicado ao tema Estruturas Provisórias para execução de Obras de Arte e o Planeamento da Segurança em Empreendimentos Ferroviários, promovido pela Comissão de Especialização em Segurança no Trabalho da Construção.

Os processos de montagem e desmontagem dos equipamentos como os cimbres e as cofragens são atividades duras e difíceis, associados a riscos de queda em altura de materiais e de esmagamento, com magnitudes expressivas, que ficam muitas vezes aquém do que seria desejável, frequentemente por força do seu inadequado planeamento.
Assim, a correta definição destes processos é imprescindível para o sucesso do planeamento da prevenção, evitando o improviso e a precariedade das condições laborais.

Com esta sessão pretende-se identificar problemas, apresentar soluções e promover uma discussão aberta e participada, tendo por base a promoção de boas práticas na gestão da prevenção no setor da construção civil e obras públicas, e será direcionada para as especificidades de que se reveste a segurança da execução deste tipo de trabalhos na construção de obras de arte em infraestruturas ferroviárias.

A abertura do evento estará a cargo do Bastonário da OE, Carlos Mineiro Aires, e do Coordenador da Comissão de Especialização promotora do evento, Arnaldo Reis.