c98507ba3ff229c1d3787116fe6fcab1.jpg

Universidade de Coimbra

5 e 6 de junho de 2014

Universidade de Coimbra
Organizado pelo ITeCons - Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico em Ciências da Construção e pela APFAC - Associação Portuguesa dos Fabricantes de Argamassas & ETICS, o I Simpósio de Argamassas e Soluções Térmicas de Revestimento decorre na Universidade de Coimbra nos dias 5 e 6 de junho de 2014.

A iniciativa pretende reunir construtores, fabricantes, investigadores, prescritores, projetistas e outros atores dos setores de argamassas e de sistemas térmicos de revestimento, para debater as tendências atuais e o desenvolvimento de novos produtos e soluções construtivas. Visa, igualmente, proporcionar à investigação portuguesa (escolas, instituições e empresas) a possibilidade de divulgar os seus trabalhos na área.

O consumo de cimento portland em Portugal tem vindo a diminuir sistematicamente nos últimos anos, indiciando uma redução da construção nova. O mesmo resultado pode ser confirmado através do consumo de argamassas, que tem acompanhado a mesma tendência. Essa redução é especialmente visível nas argamassas fornecidas a granel para abastecimento de silos, que desde o final dos anos noventa são frequentes nos estaleiros de obra, disponibilizando argamassas de assentamento de alvenaria, de reboco e de pavimento. Por outro lado, a reabilitação de edifícios tem vindo a crescer, embora timidamente, justificada pelo estado do nosso património edificado. É, neste sentido, essencial criar disponibilidade de financiamento para este efeito. A reabilitação de edifícios é mais complexa que a construção nova, exigindo argamassas com formulações mais técnicas. Adicionalmente, as exigências de conforto térmico e acústico atuais impõem o recurso a novas soluções que podem ser realizadas com recurso a argamassas térmicas e/ou ETICS. É neste contexto que se realiza o I Simpósio de Argamassas e Soluções Térmicas de Revestimento.

O Bastonário da Ordem dos Engenheiros, Eng. Carlos Matias Ramos, integra a Comissão de Honra do Simpósio.

Submissão de comunicações até dia 12 de janeiro de 2014.

Mais informações »»»