dsc05577_copia_2745846915318a0609258d.jpg

Inauguração da exposição de Pintura "Olhar os Outros"

Autoria de Maria Helena Kol

Sede da Região Sul da OE

26 de março de 2014

Sede da Região Sul da OE
Será inaugurada, no próximo dia 26 de março, pelas 18h00, na Sede da Região Sul da OE, a exposição de pintura "Olhar os outros”, da autoria de Maria Helena Kol.

Maria Helena Kol, nascida em Lisboa e licenciada em Engenharia Geográfica pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, frequentou um curso de iniciação à pintura no Colégio do Sagrado Coração de Maria e um Curso de Pintura na Escola Arteilimitada. É Membro da Região Sul da Ordem dos Engenheiros, agrupada no Colégio de Engenharia Geográfica e, presentemente, é também Membro do Conselho Diretivo da Região Sul e do Conselho Diretivo Nacional.

"Olhar os outros" resultou, nas palavras da artista, "da pesquisa e aprofundamento de um tema para o qual foram efetuados diversos trabalhos preparatórios, onde se incluíram esboços, estudos de cor, fotografias, pesquisa de diferentes técnicas, aplicação de diversos formatos e emprego de outras técnicas de imagem e de novas metodologias. As variações do enquadramento, da luz, do contexto, da magia da paisagem, do encontro com os outros, na agitação do quotidiano, ou na serenidade do ambiente florestal, são as fontes de inspiração para o trabalho ora apresentado. Estas pinturas refletem o resultado da busca, pesquisa e análise da riqueza do semblante, sem o ver, através da sua envolvente, da captura dos sentidos, do perfume emanado, da alegria do encontro, ou simplesmente da serenidade do prazer."

Composto por cerca de 50 obras, algumas pertencentes a coleções privadas, o portfolio de Helena Kol integrou já diversas exposições coletivas e estará agora em exposição, na Sede da Ordem dos Engenheiros em Lisboa, até 27 de abril de 2014.