c98507ba3ff229c1d3787116fe6fcab1.jpg

3000-032 Coimbra
Tel.: (+351) 239 855 190
Fax:  (+351) 239 823 267
A Informação Geográfica (IG) é cada vez mais um garante na resolução de inúmeros problemas das sociedades atuais. É a Informação Geográfica que fornece apoio na busca de soluções para as melhores intervenções e para uma melhor organização do território, evitando que se acentuem assimetrias extremas entre regiões o que não beneficia nenhuma das partes. É notória a proliferação e difusão na utilização de IG em inúmeros setores, nomeadamente a Engenharia, a Gestão, o Ambiente e os Transportes.

Sob o tema "O Mundo na Mira das Ciências Geográficas”, as IV Jornadas de Engenharia Topográfica Organizadas pela área de Ciências Geográficas do Instituto Politécnico da Guarda e Colégio de Engenharia Geográfica da Região Centro da Ordem dos Engenheiros, visam no essencial a promoção e divulgação das áreas das Ciências Geográficas, bem como o seu contributo em particular, para decisões essenciais ao nível do Planeamento e Gestão do Território. Constam do programa diversos estudos de índole técnica e científica, que cobrem as várias áreas da IG, desde aplicações com dados LiDAR (Light Detection And Ranging), Redes de Estações Permanentes, GNSS (Global Navigation Satellite Systems), diversas aplicações em ambiente SIG, entre outras temáticas. Objetiva-se também com a organização do evento potenciar as ligações entre Instituições de Ensino Superior que lecionam cursos afins, com a administração pública e com o mercado empresarial do setor.

Para mais informações consultar a página do evento em www.ipg.pt/jet2012/

Download: Folheto