luisportela_19796123125280e7812dee9.jpg

Jantar-Debate com Luís Portela: Bial, do sonho à inovação

Restaurante da Região Sul da Ordem dos Engenheiros.

6 de fevereiro de 2014

Restaurante da Região Sul da Ordem dos Engenheiros.

Serviços de Formação, Comunicação e Cultura

E-mail:atividades@sul.ordemdosengenheiros.pt

Patrocinadores

Luís Portela será o orador convidado do Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Química e Biológica num jantar-debate que decorrerá no próximo dia 6 de fevereiro, no Restaurante da Sede da Ordem dos Engenheiros, em Lisboa. No referido jantar-debate, que terá por mote "Bial: do sonho à inovação", o orador convidado dará o seu testemunho de trinta anos de presidência da Bial, a primeira empresa farmacêutica de inovação portuguesa.

Nascido em 1951 no Porto, Luís Portela é licenciado em Medicina pela Universidade do Porto, tendo feito algumas ações de formação em Gestão. Deixou a carreira médica e universitária para se dedicar à gestão de empresas. A sua atividade empresarial foi iniciada com vinte e um anos e aos vinte e sete assumiu a presidência dos Laboratórios Bial, cargo que exerceu até janeiro de 2011, tendo nessa altura passado a presidente não executivo.

Sob a sua presidência, em cerca de trinta anos, a Bial tornou-se a primeira empresa farmacêutica internacional de inovação de origem portuguesa, operando atualmente em mais de 50 países. No Grupo Bial criou e desenvolveu dois Centros de Investigação, um na Trofa e outro em Bilbau, onde trabalham atualmente 120 pessoas, das quais trinta e duas são doutoradas.

O grupo Bial é uma referência da indústria farmacêutica de nível mundial, e está presente com os seus produtos em meia centena de mercados da Europa, América, África e Ásia, onde algumas das marcas comercializadas são líderes. Além disso dispõe de instalações em Itália, Suíça, Moçambique, Angola, Costa do Marfim e Panamá.

Muito recentemente, um novo e brilhante sucesso para um produto BIAL: O antiepiléptico de BIAL que tem como princípio ativo o acetato de eslicarbazepina, já aprovado pelas autoridades regulamentares de 38 países e comercializado desde 2009 sob a marca ZEBINIX®, tornou-se no primeiro medicamento de patente e investigação portuguesas, aprovado pelo regulador do mercado farmacêutico norte-americano Food and Drug Administration (FDA) para comercialização nos Estados Unidos, onde terá o nome comercial APTIOM®. Este medicamento envolveu 15 anos de investigação e um investimento superior a 300 milhões de euros.

Como complemento do jantar-debate, será ainda dada a oportunidade aos membros do Colégio de participarem numa visita técnica às instalações do Grupo BIAL, cuja divulgação será oportunamente assegurada, no dia 3 de abril de 2014, que incluirá uma apresentação geral do Grupo e uma visita à unidade industrial, departamentos de Qualidade e Armazém.

Condições de participação e cancelamento

As inscrições são em número limitado e serão registadas, por ordem de chegada, mediante preenchimento do respetivo formulário de inscrição online. Abertas até 30 de janeiro de 2014, as inscrições só serão consideradas válidas após efetuado o pagamento. As inscrições não validadas através do pagamento serão substituídas por outras em lista de espera. Em caso de cancelamento da inscrição, não comunicado à Região Sul até ao dia 30 de janeiro de 2014, não haverá lugar ao reembolso do montante pago no ato de inscrição. A realização do jantar-debate fica condicionada a um número mínimo de participantes, sendo que, se o mesmo não for alcançado, todos os inscritos serão informados até ao dia 30 de janeiro de 2014.