proposta2_jpeg_comreimpressao_21184921885d6d321f81b24.jpg

Livro "Fomento da Fruticultura na Madeira"

Sessão de Lançamento

Auditório da Sede Nacional da Ordem dos Engenheiros

27 de setembro de 2019

Auditório da Sede Nacional da Ordem dos Engenheiros

Ordem dos Engenheiros
Gabinete de Assuntos Profissionais
Tel.: 213 132 613 | 662 | 664
Email: gap@oep.pt
O Colégio de Engenharia Agronómica promove, no dia 27 de setembro, uma sessão de lançamento da reimpressão da 1.ª edição do livro "Fomento da Fruticultura na Madeira".

A obra "Fomento da Fruticultura na Madeira", da autoria de Joaquim Vieira Natividade, editada pela primeira vez em 1947 pela Junta Nacional das Frutas e pelo Grémio dos Exportadores de Frutos e Produtos Hortícolas da Ilha da Madeira, é uma obra de referência que, apesar dos seus quase 72 anos, continua surpreendentemente atual. As 219 páginas desta reimpressão contêm informação agronómica de grande valor na área da fruticultura de clima temperado, subtropical e tropical da Madeira e do Porto Santo, complementada com fotografias, figuras, gráficos e mapas elucidativos, que retratam uma realidade com mais de sete décadas.

A presente reimpressão, que homenageia o Autor, para além de lembrar as raízes "agrícolas" da palavra e da noção de "cultura", enriquece o catálogo editorial da Direção Regional da Cultura da Madeira – Serviço de Publicações (e com chancela 600 Anos), inaugurando uma  nova coleção intitulada "Arquipélago Madeira".

A obra será apresentada por Joaquim Leça, da Direção Regional da Agricultura da Madeira e prefaciador da edição.

AUTOR | NOTA BIOGRÁFICA
Joaquim Vieira Natividade nasceu em Alcobaça, em 22 de novembro de 1899. Filho do Arqueólogo Manuel Vieira Natividade e de Maria da Ajuda Garcez Natividade, Vieira Natividade fez o ensino primário na sua terra natal e completou o liceu, em Coimbra. No ano letivo 1916/1917 matriculou-se no Instituto Superior de Agronomia (ISA), em Lisboa, onde concluiu o Curso de Engenharia Agronómica em 1922, tendo realizado também naquela Faculdade, o curso de Engenheiro Silvicultor, em 1929.
Dedicou-se à investigação científica e técnica nas áreas da fruticultura, subericultura e silvicultura, desenvolvendo a sua atividade principalmente em Alcobaça, na Estação de Experimentação Florestal do Sobreiro, de maio de 1930 a outubro de 1950, e chefiado o Departamento de Pomologia da Estação Agronómica Nacional, naquela localidade, de outubro de 1937 até à data da sua morte, 19 de novembro de 1968.
Dos cerca de 320 trabalhos que publicou, merecem especial atenção três sobre o Arquipélago da Madeira: ‘Fomento da Fruticultura na Madeira’ de 1947, com reimpressão desta edição lançada em 22 de Novembro de 2018 – que estreou a nova coleção do catálogo da Direção Regional de Cultura da Madeira/Serviço de Publicações, denominada "Arquipélago Madeira” –, "A Técnica ao Serviço do Agricultor Madeirense” de 1952 e "Madeira – A Epopeia Rural” de 1953.

Ao inscrever-se neste evento está a autorizar a captação, tratamento e divulgação da imagem própria durante o evento, exclusivamente através dos canais de comunicação institucional da Ordem dos Engenheiros, nos termos definidos na Política de Privacidade desta Associação Profissional.