c98507ba3ff229c1d3787116fe6fcab1.jpg

Ordem dos Engenheiros - Região Sul
Área de Comunicação e Formação
Tel.: 213 132 686
O Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia de Materiais promove no dia 25 de outubro, entre as 18h00 e as 19h00, via zoom, um Webinar sobre Materiais Compósitos na Indústria Aeronáutica, o primeiro de um Ciclo dedicado aos Materiais Compósitos.

A indústria de transporte, principalmente aeronáutica, automóvel, ferroviária e naval tem uma crescente pressão para atingir níveis sem precedentes de ecoeficiência, pelo que busca estruturas superleves. Para contribuir para este objetivo, os compósitos estão a substituir os metais convencionais como o material número um usado em veículos de transporte, nomeadamente na indústria aeronáutica.

A título de exemplo, a operar desde 2015 e com mais de 50% do seu peso estrutural em compósitos, o Airbus A350 é o mais recente testemunho desta tendência na indústria aeronáutica, e situação idêntica ocorre no Boeing 787. A mesma tendência está a ser seguida pela indústria civil, automóvel, eólica, naval e offshore, em que a combinação (ou substituição) de metais por compósitos pode aumentar a relação resistência-peso das estruturas.

Neste seminário, após uma revisão das principais vantagens da utilização de materiais compósitos de matriz polimérica reforçados com fibras, descrevem-se os principais modos de fabrico de componentes e estruturas na indústria aeronáutica, demonstrando a vantagem na utilização de materiais compósitos versus a utilização de ligas leves.

Inscrições gratuitas, mas obrigatórias, através do Balcão Único / SIGOE