chatgpt_359196932646c8a10851db.jpg

Rua Antero de Quental, n.º 107
3000-032 Coimbra
Tel.: (+351) 239 855 190
O Colégio Regional de Engenharia Informática irá realizar, no dia 29 de maio pelas 18h00, na sede da Região Centro, em Coimbra, com transmissão em direto por streaming, uma sessão técnica intitulada "NLP e LLMs: Contextualizando o ChatGPT".

Descrição:

Os modelos de linguagem existem há décadas como forma de modelar sequências de palavras, mas só recentemente tiveram impacto muito além dos domínios do Processamento de Linguagem Natural (NLP) e Inteligência Artificial.

Tirando partido dos avanços na Aprendizagem Automática, e do acesso a grandes volumes de dados, modelos atuais como o GPT-3 e GPT-4 podem sumariar, traduzir, ou responder a perguntas, entre outros, sem que tenham sido treinados explicitamente para essas tarefas. Estes modelos têm estado em foco principalmente depois do lançamento do ChatGPT, cujas potencialidades têm tido destaque no mundo académico, empresarial e do público em geral.

Nesta sessão, os Grandes Modelos de Linguagem (LLM) serão contextualizados no âmbito do NLP. Serão apresentados alguns modelos, as suas diferenças, aplicações e limitações.

ShortBio do apresentador:

Hugo Gonçalo Oliveira é Professor Associado no Departamento de Engenharia Informática da Universidade de Coimbra e investigador do grupo Cognitive and Media Systems (CMS) do Centro de Informática e Sistemas da mesma universidade (CISUC). As suas principais áreas de investigação são a Inteligência Artificial, o Processamento de Linguagem Natural (PLN) e a Criatividade Computacional (CC). Além de ter contribuído para a criação de diversos recursos linguísticos computacionais para o português, participou em vários projetos nacionais e europeus, onde se inclui a coordenação do piloto FCT AIA (2018-20) e de dois projetos em co-promoção P2020 (SmartEDU, Flowance). É autor de cerca de 150 artigos em revistas e conferências com revisão pelos pares, integra regularmente o comité de programa dos principais eventos de PLN e CC, e é editor executivo da revista Linguamática. A sua tese de doutoramento foi premiada como a melhor no Processamento Computacional do Português (2011-2014) e teve um reconhecimento especial pelo World Cultural Council (2022), na categoria Educação.

A entrada nesta sessão é livre mas carece de inscrição prévia.

Inscrições: Já disponíveis, no SiGOE.

Para mais informações sobre todas as iniciativas da Região Centro da Ordem dos Engenheiros consulte a nossa Newsletter (22-05-2023): Semana 21/2022