c98507ba3ff229c1d3787116fe6fcab1.jpg
b82de1af52d49ed990b84317c1d76062.jpg

O Acto de Engenharia Agronómica

6 de Janeiro | Auditório da Ordem dos Engenheiros, Lisboa

As crescentes preocupações manifestadas pelos Engenheiros Agrónomos em particular, e pela sociedade em geral, relativamente à segurança e qualidade dos actos de engenharia praticados no campo da agronomia, em paralelo com a discussão interna que se está a realizar na própria Ordem dos Engenheiros relativamente à definição dos Actos de Engenharia e caracterização de Matrizes de Habilitações, levaram-nos a considerar a necessidade de desencadear um processo de discussão interna alargada sobre três áreas concretas de intervenção: a prescrição e aplicação de produtos fitofarmacêuticos; a elaboração de projectos de construção rurais; e a elaboração de projectos de instalações de rega.

Neste contexto teve lugar no dia 6 de Janeiro de 2006, pelas 14H30, na sede da Ordem dos Engenheiros, em Lisboa, uma sessão dedicada ao Acto de Engenharia Agronómica. O objectivo final desta iniciativa consiste na apresentação pública da posição do Colégio de Engenharia Agronómica e da Ordem dos Engenheiros, relativamente às três vertentes abordadas na sessão.

Apresentações

No final da sessão foram efectuadas apresentações sobre três áreas concretas de intervenção dos engenheiros agrónomos. Pode fazer o download destas apresentações nos links abaixo:

Conclusões

No final das apresentações e do debate que se lhes seguiu, foi opinião geral a necessidade urgente de dinamizar este processo de discussão do acto de engenharia agronómica e da definição das habilitações específicas de um engenheiro inscrito no Colégio de Engenharia Agronómica. Mais, para além das três áreas abordadas na sessão, foi salientado que existem muitas outras que necessitam de atenção como por exemplo os projectos de mecanização, o ordenamento do território, a avaliação de prédios rústicos, a segurança alimentar, etc.

Assim, a questão que se coloca é se conseguimos numa abordagem multidisciplinar e partilhada, aberta aos contributos de todos os colegas, preparar uma posição que consiga abarcar a diversidade de actos de engenharia que a prática profissional de um engenheiro agrónomo pode incluir.

Neste contexto será criado uma secção no espaço do Colégio de Engenharia Agronómica no portal da Ordem dos Engenheiros (www.ordemdosengenheiros.pt) dedicada ao Acto de Engenharia Agronómica onde serão disponibilizadas as apresentações desta sessão em formato electrónico, bem como a documentação de suporte distribuída aos participantes do evento. O passo seguinte consistirá na criação de grupos de trabalho constituídos por representantes da academia, da administração pública e das empresas, para cada uma das áreas de intervenção do engenheiro agrónomo.

Neste momento iremos desenvolver esforços no sentido de arrancar com as seguintes áreas: protecção de plantas, projectos de instalações de rega, projectos de construções rurais, projectos de mecanização, ordenamento do território.

Paralelamente, e à medida que forem sendo produzidos pelos grupos de trabalho, irão sendo colocados para discussão, na secção criada no portal, os documentos reflectindo as posições do Colégio sobre a caracterização dos actos de engenharia agronómica e as competências envolvidas para a sua prática, ficando desde já o convite aos colegas para nos fazerem chegar as suas opiniões e sugestões sobre este assunto.

Material de suporte

Apontadores de interesse