fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
c98507ba3ff229c1d3787116fe6fcab1.jpg
madeira__19776485674ecd3b9d65f8e.jpg

O Temporal de 20 de Fevereiro de 2010 na Ilha da Madeira

Auditório da Sede da Ordem dos Engenheiros, Lisboa

16 de Dezembro de 2011

Local

Auditório da Sede da Ordem dos Engenheiros, Lisboa

Informações

Ordem dos Engenheiros
Secretariado dos Colégios

T 213 132662/63/64
E-mail: colegios@oep.pt


As Especializações em Geotecnia e em Hidráulicae Recursos Hídricos da Ordem dos Engenheiros organizam, no dia 16 de Dezembrode 2011, das 17h00 às 19h30, no Auditório da Sede da Ordem dos Engenheiros, umaacção intitulada "O temporal de 20 de Fevereiro de 2010 na Ilha da Madeira: deslizamentose outros danos torrenciais - contribuições para o controlo do risco, segurançae protecção".

O temporal foiiniciado por forte precipitação durante amadrugada, o que levou a grandes enxurradas, inundações edeslizamentos de terras ao longo das encostas íngremes da ilha, inclusivamentecom uma grande quantidade de material rochoso de grandes dimensões nas linhasde água onde os movimentos torrenciais foram particularmente gravosos.

Esta acção irá reunir especialistas da área da hidráulicae geotecnia que apresentarão os princípios gerais de gestão de risco e de protecçãode pessoas e bens em relação a estes fenómenos, relevando as opçõespreferenciais para assegurar a segurança à luz do equilíbrio entre aquele riscoe as disponibilidades.

Para tal é descrita a forma como a cartografia aérea seconstitui como método de caracterização de volumes deslocados, nosdeslizamentos e nos respectivos depósitos de sedimentos, permitindo aferir osfactores que os potenciaram e que os condicionam.

Destes estudos passar-se-á para a descrição dos princípios que devem orientar as intervenções de engenharia indispensáveispara a recuperação e protecção das linhas de água principais da ilha, alguns járealizados e outros emergentes. Ilustrar-se-ão algumas das obras de correcçãotorrencial previstas para a ribeira, discutindo alguns princípios dodimensionamento estrutural.

No final das intervençõespretende-se abrir o debate aos colegas presentes, projectistas e engenheiros emoutras funções técnicas, sobre as necessidades imediatas e as possibilidades que se tem para,perante a conjuntura de crise, enfrentar o desafio da prevenção de futurosacidentes e minimização de perdas.

Parceiros Institucionais