fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
c98507ba3ff229c1d3787116fe6fcab1.jpg
bivalves_1609226270637cb6230fb49.jpg

Palestra: "Deteção de Toxinas em Bivalves e a Sua Relevância Para a Economia da Ria de Aveiro"

Delegação Distrital de Aveiro

29 de novembro de 2022

Local

Delegação Distrital de Aveiro

Informações

Delegação Distrital de Aveiro:
Rua D. Jorge Lencastre, nº 8
3800 – 141 AVEIRO
Tel: 234 386 701
Fax: 234 386 702
E-mail: aveiro@centro.oep.pt

O Colégio Regional de Engenharia Química e Biológica está a promover uma palestra subordinada ao tema "Deteção de toxinas em bivalves e a sua relevância para a economia da Ria de Aveiro", que terá lugar no próximo dia 29 de Novembro, pelas 18 horas, com duração prevista de 1 hora.
A palestra será realizada em formato híbrido, ocorrendo presencialmente no Auditório da Delegação Distrital de Aveiro da OE e com transmissão online através do Zoom.
 
A proliferação de microalgas nocivas afeta a apanha e produção de bivalves nas zonas costeiras. Algumas espécies de fitoplâncton são produtoras de toxinas paralisantes de marisco (PSTs), que são particularmente preocupantes devido aos sintomas neurológicos, potencialmente fatais, que causam nos humanos.
Nesta palestra será apresentado e discutido o desenvolvimento de sensores potenciométricos, biossensores enzimáticos e sistemas de sensores como ferramentas expeditas de detecção de PSTs.
 
A palestra estará a cargo da mestre Mariana Raposo, que prepara o seu doutoramento neste tema. O trabalho está inserido no Centro de Estudos de Ambiente e Mar (CESAM) e decorre no Departamento de Química da Universidade de Aveiro, orientado por Alisa Rudnitskaya, Maria João Botelho e Maria Tereza Gomes.
 
A entrada é livre mas está sujeita a inscrição através do Balcão Único - SiGOE.
 
Nota: Sendo o modo de realização híbrido (Presencial e Online), os participantes deverão indicar no ato de inscrição, no campo Observações, a opção "Presencial" ou "Online".

Parceiros Institucionais