ciclo_conf_s_19760802754d4de1c27cc0.jpg

Palestra "Missões de um Hidrógrafo na Costa Ocidental Africana"

Primeira sessão do ciclo "Aventuras Improváveis de Engenheiros Geógrafos/Hidrógrafos"

27 de fevereiro de 2015

Ordem dos Engenheiros - Região Sul

Serviços de Formação, Comunicação e Cultura

E-mail: atividades@sul.ordemdosengenheiros.pt

O Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Geográfica da Ordem dos Engenheiros irá organizar, durante o ano de 2015, um Ciclo de Palestras intitulado "Aventuras Improváveis de Engenheiros Geógrafos/Hidrógrafos", que irá decorrer no Auditório da Ordem dos Engenheiros, em Lisboa. A primeira palestra está agendada para o próximo dia 27 de fevereiro, pelas 18h00, e terá o título "Missões de um Hidrógrafo na Costa Ocidental Africana".

A Engenharia Geográfica é uma das atividades de Engenharia com maior diversidade de aplicação, que interage com inúmeras atividades profissionais e é muitas vezes exercida em ambientes de trabalho que, no mínimo, podemos considerar muito diferentes dos que diariamente enfrentamos.
Assim, e tendo em conta esta vertente mais exótica que, infelizmente, não é fácil encontrar na maioria das atividades profissionais, quisemos com estas palestras partilhar as facetas mais improváveis da vida de vários Engenheiros Geógrafos/Hidrógrafos que, um pouco por todo o mundo, passam por aventuras, experiência e infortúnios que nos serão relatadas na primeira pessoa.

O orador desta palestra será o Capitão-Tenente Delgado Vicente, Chefe da Brigada Hidrográfica do Instituto Hidrográfico, que irá relatar os desafios e aventuras de equipas técnicas do IH em missões nas Selvagens, Cabo Verde, S. Tomé e Angola.

Haverá ainda um elemento inovador nesta iniciativa, que visa aproximar as escolas ao mundo profissional e, em particular, à Ordem dos Engenheiros: Serão convidados para estarem presentes alunos que frequentem o 12ª ano de escolaridade em Agrupamentos de Escolas da região de Lisboa, com o intuito de lhes dar a conhecer outras abordagens da atividade profissional de Engenharia Geográfica.