4sessaoimagem_11719292735f849e2aa2b4c.jpg

Projeto, Reparação e Reforço de Estruturas de Betão | Ciclo de Conferências online | 4ª Sessão

Pontes de Betão Armado

Via plataforma Zoom

Via plataforma Zoom

Ordem dos Engenheiros - Região Sul
Área de Formação, Comunicação e Cultura

Tel.: 213 132 666
O Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Civil da Ordem dos Engenheiros promove, no próximo dia 21 de outubro, a conferência dedicada às Pontes de Betão Armado, a quarta e última sessão do ciclo online subordinado ao tema "Projeto, Reparação e Reforço de Estruturas de Betão”, que decorrerá a partir das 18h00, via plataforma Zoom.

Trata-se da apresentação do projeto de reabilitação de um viaduto rodoviário em que, por se verificar que não tinha capacidade resistente adequada para as ações sísmicas, se previu o seu equipamento com um sistema de isolamento sísmico.

Neste âmbito, serão descritas as alterações estruturais introduzidas, as razões que justificaram a opção pela adoção do isolamento sísmico do tabuleiro e as reparações projetadas. Será ainda demonstrado que o equipamento de estruturas com sistemas de isolamento sísmico é uma opção racional e económica, que permite aproveitar quase integralmente os elementos estruturais existentes sem a introdução de reforços que oneram o custo da obra.

Nesta última conferência, será também apresentado um trabalho de investigação sobre otimização e dimensionamento de blocos de ancoragem de pré-esforço em pontes de betão com secção em caixão onde, com o objetivo de reduzir a quantidade de armadura de confinamento e a dimensão da secção de betão para determinada ancoragem de pré-esforço, se recorre a betões de elevado desempenho com fibras de aço.

Este ciclo de conferências foi composto por quatro sessões no total, abrangendo cada uma delas áreas complementares, desde a concepção à execução, passando pela reparação e reforço de estruturas de edifícios e pontes de betão armado.

Consulte o programa completo do Ciclo de Conferências aqui

As inscrições são gratuitas, mas limitadas, através do Balcão Único | SIGOE