imagem_portal_3_88305012609d5e2291af7.jpg

Reflexão sobre "Identidade da Engenharia Informática"

Online via plataforma Zoom

20 de maio de 2021

Online via plataforma Zoom

Ordem dos Engenheiros - Região Sul
Área de Formação e Comunicação

Tel.: 213 132 666
O Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Informática promove, no próximo dia 20 de maio, entre as 17h30 e as 19h30, via plataforma Zoom, uma reflexão sobre "Identidade da Engenharia Informática".

Quase 50 anos depois da abertura do primeiro curso em Engenharia Informática em Portugal, enfrentamos hoje um desafio sem precedentes na área, com os olhos do país postos na transformação digital.

Em termos técnicos sentimo-nos preparados para automatizar processos e desenvolver produtos de qualidade, que genericamente podemos referir como sistemas informáticos. Mas continuamos sem conseguir que a sociedade reconheça o nosso papel enquanto engenheiros, tanto nesta transformação como no desenvolvimento da indústria nacional.

Na verdade, a sociedade ainda não interiorizou a ideia do que pode esperar do Engenheiro Informático. E apesar da publicação da lista de atos de engenharia informática, continuamos sem conseguir que estes nos sejam confiados. E esta questão não se limita à clarificação de responsabilidades entre Engenheiros e licenciados em Engenharia. Não! Vai mais longe! É urgente identificar fronteiras de intervenção entre Informáticos, Engenheiros Informáticos e mesmo Engenheiros Eletrotécnicos. Só com esta clarificação será possível definir o alvo da nossa atividade – do nosso objeto! E com eles, os nossos atos e responsabilidades.

Estamos num momento em que importa refletir sobre a Identidade da Engenharia Informática, delimitar a sua fronteira de responsabilidades e clarificar a interdependência com outras áreas.

Consulte aqui a Apresentação

Inscrições gratuitas, mas obrigatórias para Membros e Não Membros da OE.

Se não está registado, começar pelo registo no SIGOE

Inscreva-se através do Balcão Único / SIGOE

_______________________________________________________________________________________________________________________________________
Ao inscrever-se neste evento está a autorizar a captação, tratamento e divulgação da imagem própria durante o mesmo, exclusivamente através dos canais de comunicação institucional da Ordem dos Engenheiros, nos termos definidos na Política de Privacidade desta Associação Profissional.