fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
c98507ba3ff229c1d3787116fe6fcab1.jpg
crescsustentavelt_119909081751c068b522de8.jpg

"Relatório para o Crescimento Sustentável – uma visão pós-troika”

Sessão de apresentação e discussão

Auditório da Sede da Ordem dos Engenheiros, Lisboa

26 de junho de 2013

Local

Auditório da Sede da Ordem dos Engenheiros, Lisboa

Informações

Ordem dos Engenheiros
Secretariado dos Colégios

Av. António Augusto de Aguiar, 3D,
1069-030 Lisboa
Tel.: 213 132 662/3/4
Fax: 213 132 672

Email:
colegios@oep.pt

A Ordem dos Engenheiros organiza no próximo dia 26 de junho, pelas 17h30, no Auditório da sua Sede Nacional, em Lisboa, uma Sessão de Apresentação e Discussão do "Relatório para o Crescimento Sustentável – Uma visão pós-troika".
A apresentação do documento, promovido pela Plataforma para o Crescimento Sustentável (PCS), estará a cargo do Eng. Jorge Moreira da Silva.

A PCS, constituída em Outubro de 2011, é uma associação independente e sem fins lucrativos que se comprometeu em produzir um Relatório para o Crescimento Sustentável, no quadro de uma ampla participação pública e do envolvimento de think-tanks e peritos nacionais e internacionais.
Durante mais de um ano, foram ouvidos dezenas de especialistas nacionais e internacionais, realizadas centenas de reuniões e produzidos milhares de páginas de diagnóstico e de recomendações. No "Relatório para o Crescimento Sustentável – uma visão pós-troika", são identificados 27 desafios estratégicos e 511 recomendações consideradas importantes para libertar o potencial de crescimento de Portugal.
No entender da PCS, "o défice e o endividamento, sendo muito graves, são apenas uma parte do problema português. A consolidação orçamental, sendo condição necessária, não é condição suficiente para o crescimento. Precisamos de um novo modelo de desenvolvimento e não apenas de um resgate económico-financeiro. É tempo de assumirmos que o nosso problema é estrutural, que não resulta apenas da falta de financiamento externo e que não se resolverá sem uma alteração radical do nosso modelo de desenvolvimento".
Deste modo, para além do cumprimento dos compromissos externos assumidos com a União Europeia e com o Fundo Monetário Internacional, O Relatório enuncia a indispensabilidade de preparação de uma visão pós-troika que dinamize o crescimento do país e que assenta em cinco vetores principais: aprofundamento da democracia e da participação cívica; afirmação de uma nova estratégia de responsabilidade orçamental; adoção de transformações estruturais e investimentos seletivos e reprodutivos nas áreas que constituem as verdadeiras alavancas do crescimento – conhecimento e empreendedorismo, economia verde e política industrial; contributo para a refundação do projeto europeu; e assunção das nossas responsabilidades em prol da equidade e da coesão social.

De acordo com a PCS, a apresentação deste Relatório "é um ponto de partida, não é um ponto de chegada", estando prevista a promoção de um debate alargado ao todo nacional em torno do documento.

O "Relatório para o Crescimento Sustentável – uma visão pós-troika" está disponível para consulta em www.crescimentosustentavel.org

Parceiros Institucionais