oe_umasosaude_evento_facebook_red_12327111766357fedfd7ba5.jpg

Seminário | "Agricultura, Alimentos e Ambiente: Uma Só Saúde"

Auditório da Sede Nacional da Ordem dos Engenheiros

17 de novembro de 2022

Auditório da Sede Nacional da Ordem dos Engenheiros

Gabinete de Assuntos Profissionais
Email: gap@oep.pt
ADIADO PARA DATA A CONFIRMAR

A Ordem dos Engenheiros, através do Conselho Nacional do Colégio de Engenharia Agronómica e da Comissão de Especialização em Engenharia Alimentar, promove o seminário "Agricultura, Alimentos e Ambiente: Uma Só Saúde”, no próximo dia 17 de novembro, dirigido aos engenheiros agrónomos, alimentares, do ambiente e químicos, mas também a outras especialidades da engenharia e à sociedade em geral.

As ciências agrárias e a engenharia agronómica foram cruciais para o aumento da produção e produtividade da agricultura, de forma a reduzir a fome no mundo, num contexto de crescimento exponencial da população e libertando os seres humanos para as mais diversas atividades. Para tal, foram fundamentais o desenvolvimento técnico-científico e a engenharia na área da sanidade vegetal e proteção das plantas, reduzindo as perdas de produção devido às pragas e doenças, e a competição da flora espontânea com as culturas, que, atualmente se estimam em 40% da produção mundial.

Nos últimos anos ocorreram mudanças profundas na abordagem da proteção de plantas, passando-se de uma lógica de uso preventivo de produtos químicos para um uso sustentável, baseada nos princípios da proteção integrada. Os consumidores e a sociedade são cada vez mais exigentes, e bem, quanto à segurança dos bens alimentares, quanto à prática de uma agricultura com menor impacte ambiental e até com efeitos regenerativos sobre o ecossistema.
A estas exigências, a agricultura e a agronomia têm respondido positivamente com um uso mais eficiente dos produtos fitofarmacêuticos e com um maior recurso à luta biológica e a práticas ecológicas de proteção de plantas. No entanto, estas novas soluções têm de ser economicamente viáveis e não se pode perder de vista o objetivo central da segurança alimentar, assente nos quatro pilares da disponibilidade, acesso, utilização e estabilidade.

O debate sobre a proteção de plantas, em geral, e o uso de pesticidas, em particular, mantém-se vivo, e ganhou relevância com a estratégia do Prado ao Prato, no âmbito do Pacto Ecológico Europeu, e com um clima de maior insegurança alimentar, a nível global, propiciado pela pandemia do Covid-19 e, mais recentemente, pela guerra na Ucrânia. Este é um tema que suscita paixões, mas que tem de ser abordado numa perspetiva científica e técnica, ao nível da produção de alimentos, do seu consumo, da saúde humana e do meio ambiente.

_____________________________________________________________________________________________________________________________________
Notas:
A inscrição inclui a participação nas sessões, o coffee-break, e o almoço que será servido na Ordem dos Engenheiros.