fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
c98507ba3ff229c1d3787116fe6fcab1.jpg
dummy_pic_5851624384e410be7d0d98.png

Seminário "Paredes Divisórias: Passado, Presente e Futuro"

Porto (local a confirmar)

22 de Junho de 2011

Local

Porto (local a confirmar)

A tipologia construtiva mais representativa do património edificado em Portugal no séc. XX consiste nas estruturas porticadas de betão armado. Nestas estruturas, as paredes de alvenaria de tijolo representam o sistema mais tradicional de paredes de vedação e divisórias e têm demonstrado razoável desempenho em termos de qualidade do ar interior, temperatura, ruído, fogo e durabilidade.

As paredes divisórias destinam-se a compartimentar os espaços interiores e frequentemente são utilizadas para a colocação das instalações eléctricas e hidráulicas. A importância destes elementos construtivos não estruturais reflecte-se no papel destes no valor total da construção, avaliado em aproximadamente 15%.

Apesar do sector da construção ser inerentemente conservador, tem-se assistido recentemente a uma evolução ao nível das paredes divisórias, desde as paredes tradicionais em alvenaria de tijolo para soluções mais leves. Estas soluções adaptam-se a uma maior flexibilidade de organização do espaço interior, traduzindo-se em valor acrescido sob o ponto de vista arquitectónico.

Adicionalmente, a necessidade de soluções construtivas mais sustentáveis tem motivado o estudo e a proposta de materiais ambientalmente mais sustentáveis, inclusivamente com a utilização de subprodutos industriais.

Este Seminário pretende constituir um fórum de discussão de ideias e soluções no domínio das paredes divisórias, com a apresentação das tendências mais recentes e estabelecer a ponte com as soluções mais tradicionais e algumas reflexões sobre aspectos técnicos de desempenho e sustentabilidade na construção. O seminário é dirigido a engenheiros, arquitectos, industriais e outros interessados.

Contará com a participação de diversos especialistas, nacionais e estrangeiros, (universidades e empresas). As comunicações apresentarão os aspectos principais relativos às soluções tradicionais, à inovação de novas soluções de paredes divisórias, a desenvolvimentos de novos materiais, valorização arquitectónica e desempenho sísmico das paredes não estruturais.

Parceiros Institucionais