agenda_20120719_2_9169312794ffe9ae114349.jpg

Sessão de Apresentação: Seleção e Avaliação de Investimento Público - Documento Orientador

Auditório da Sede da Ordem dos Engenheiros, Lisboa

19 de julho de 2012

Auditório da Sede da Ordem dos Engenheiros, Lisboa

Ordem dos Engenheiros
Secretariado dos Colégios
Tel.: 213 132 662/3/4
E-mail: colegios@oep.pt

A Ordem dos Engenheiros realiza no próximo dia 19 de julho, pelas 18:00, a apresentação formal do documento "Seleção e Avaliação de Investimento Público”.

A produção deste documento resulta de uma iniciativa da Ordem, com conteúdos da autoria dos Engenheiros Artur Ravara e José Manuel Catarino, e decorre de uma reflexão que a OE tem vindo a fazer relativamente ao processo de decisão inerente aos investimentos públicos desenvolvidos em Portugal.
Essa reflexão permitiu constatar a importância que terá para o desenvolvimento do País, para a estruturação e capacitação das nossas empresas e para as opções dos nossos profissionais, a adoção, por parte do Serviço Público Nacional, de uma prática que garanta que os processos de decisão relativos a investimentos públicos têm por base uma análise técnico-económica que os sustente. Pretende-se, assim, promover a solidez e a continuidade das decisões, evitando que novos ciclos políticos contrariem decisões anteriormente assumidas como prioritárias.

É nossa convicção que esta prática assegurará que os investimentos que são estratégicos, logo de Estado, não correspondem a opções de contexto.
Foi com base na identificação desta necessidade que a Ordem dos Engenheiros decidiu promover a elaboração deste documento orientador, onde apresenta os procedimentos que entende deverem ser adotados na seleção e avaliação de investimentos públicos por forma a sustentar a decisão política. Trata-se de um contributo empenhado no sentido da salvaguarda dos superiores interesses do País.

A Sessão contará com a participação do Senhor Presidente do Tribunal de Contas, Dr. Guilherme d’Oliveira Martins.

Inscrições gratuitas mas obrigatórias.