imagemsigoe_3454132885db720f842091.jpg

Sessão de esclarecimento "O betão pronto e o fim das cinzas volantes: mais um desafio para a construção"

Auditório da Região Sul da Ordem dos Engenheiros

19 de novembro de 2019

Auditório da Região Sul da Ordem dos Engenheiros

Ordem dos Engenheiros - Região Sul
Área de Formação, Comunicação e Cultura

E-mail: atividades@sul.oep.pt

Patrocinadores

Organização conjunta:

O Conselho Regional Sul de Colégio de Engenharia Civil, em conjunto com a Associação Portuguesa das Empresas de Betão Pronto (APEB) organiza, no próximo dia 19 de novembro,`às 17h30, uma sessão de esclarecimento, dedicada ao tema "O betão pronto e o fim das cinzas volantes: mais um desafio para a construção".

As cinzas volantes são um resíduo industrial das centrais termoelétricas, que foi valorizado na década de 1990 quando começaram a ser utilizadas como adição no betão. Desde então, a incorporação das cinzas volantes no betão tornou-se essencial para melhorar a durabilidade das estruturas de betão armado, em ambientes com cloretos que atacam as armaduras ou com compostos químicos que atacam o betão. Incorporar cinzas volantes permite ainda reduzir o calor de hidratação do betão, fundamental em obras com grandes volumes de betão, tais como as barragens.

No entanto, as cinzas volantes têm os dias contados. O Governo de Portugal comprometeu-se a acabar com a produção de energia a partir do carvão até 2030. Do ponto de vista ambiental isto é positivo e o Governo entende esta como uma das medidas para reduzir as emissões de gases do efeito de estufa e atingir as metas definidas no acordo de Paris. Mas a medalha tem outra face: o fim das cinzas volantes no betão.

Atualmente não há um produto substituto para as cinzas volantes, por isso, o betão vai ter de ser fabricado apenas com um dos tipos de cimentos disponíveis no mercado: CEM I ou CEM II/A. Isso vai ter impacto no processo de construção em Portugal, a começar no projeto das estruturas e a terminar com a sua execução, sem esquecer a fabricação do betão.

O objetivo desta sessão é esclarecer os intervenientes no processo da construção sobre os impactos decorrentes do fim de cinzas volantes.

Inscrições gratuitas, mas obrigatórias através do Balcão Único / SIGOE

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Ao inscrever-se neste evento está a autorizar a captação, tratamento e divulgação da imagem própria durante o mesmo, exclusivamente através dos canais de comunicação institucional da Ordem dos Engenheiros, nos termos definidos na Política de Privacidade desta Associação Profissional.