poluicao_1519051484650dbb014c049.jpg

Gabinete de Assuntos Profissionais
Tel.: 213 132 | 629 | 664 | 695
E-mail: gap@oep.pt
A Comissão de Especialização de Luminotecnia da Ordem dos Engenheiros, irá promover no dia 17 de outubro de 2023, uma Sessão de Esclarecimento sobre os Impactos e Soluções da Poluição Luminosa.

O crescimento demográfico mundial, associado à desvalorização dos impactos da poluição luminosa, tem levado a práticas exageradas e inapropriadas do uso de luz artificial, o que constitui um problema de falta de ciência cívica.
Sendo a poluição luminosa o resultado de uma iluminação exterior excessiva e inadequada, inclui um conjunto de efeitos adversos relativamente ao aumento do brilho do céu, do encandeamento e da luz intrusiva.
Ainda há pouca consciência social relativamente ao impacto negativo da poluição luminosa, apesar de gerar inúmeras e prejudiciais consequências como é o caso do aumento do consumo energético, interferência na qualidade da observação astronómica, perturbações para a saúde e para os ecossistemas.

Ciente da atualidade e premência desta temática, a Comissão de Especialização em Luminotecnia da Ordem dos Engenheiros em conjunto com o CPI – Centro Português de Iluminação promove uma sessão com debate no sentido de enquadrá-la e evidenciar a sua importância.