imagem_homenagem_fernandobrazdeoliveira_prancheta1_1034407876156d15643085.jpg

Plataforma Zoom

Ordem dos Engenheiros
Gabinete de Comunicação
Por ocasião do centenário do nascimento do Engenheiro Fernando Braz de Oliveira e por iniciativa de um grupo de membros, decorrerá, no próximo dia 7 de outubro, pelas 17h30, em ambiente virtual, uma sessão de homenagem a este emérito membro da OE, que contará com a participação do Bastonário, Carlos Mineiro Aires, bem como testemunhos de vários colegas e familiares.

Fernando Braz de Oliveira nasceu em Sesimbra, a 10 de setembro de 1921, e licenciou-se em engenharia civil em 1948 no Instituto Superior Técnico.

Cedo iniciou a atividade profissional na construção de barragens na empresa Moniz da Maia & Vaz Guedes. Começou ainda antes de terminar o curso, em 1946, na assistência topográfica e na coordenação dos trabalhos da derivação provisória da Barragem de Castelo do Bode.
Depois, já licenciado, na mesma empresa e obra, foi o Engenheiro Chefe do Setor dos Trabalhos de Construção dos Descarregadores de Superfície até à conclusão da obra em janeiro de 1951.

Foi Engenheiro Chefe dos Serviços da Construção dos Descarregadores de Cheias da Barragem do Cabril, inaugurada em 1954.

Entre 1957 e 1962 foi Engenheiro Chefe de Divisão de Construções da SONEFE - Sociedade Angolana de Empreendimentos para o Fornecimento de Energia Eléctrica, S.A.R.L. e Engenheiro Residente nos trabalhos de construção e montagem dos equipamentos da Barragem de Cambambe, no Rio Cuanza, em Angola.

De 1970 a 1975 esteve em Moçambique, como Diretor dos Serviços Regionais de Fiscalização do Gabinete do Plano do Zambeze e Engenheiro Chefe dos trabalhos de construção e de montagem dos equipamentos do Aproveitamento Hidroelétrico de Cahora Bassa.

Em 1980, por solicitação do Governo, prestou assessoria ao Departamento do Projeto Portuário do Gabinete da Área de Sines nos estudos da revisão do Plano Diretor do Porto de Sines e nos trabalhos de reparação do Molhe Oeste.

Muitas das obras  nas quais o Engenheiro Fernando Braz de Oliveira teve intervenções notáveis encontram-se referenciadas em publicações da Ordem dos Engenheiros respeitantes às grandes realizações da Engenharia Portuguesa a nível nacional e internacional durante o século XX.