c98507ba3ff229c1d3787116fe6fcab1.jpg
banner_oers_elevadores_1294074079653006e5bd175.jpg

Sessão Técnica | Ascensores – Legislação, requisitos dos edifícios e especialidades intervenientes no projeto

Auditório da OERS - Formato híbrido

13 de novembro

Auditório da OERS - Formato híbrido

Ordem dos Engenheiros - Região Sul
Área de Comunicação e Formação

Tel. 213 132 666
O Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Mecânica promove, no dia 13 de novembro, uma sessão técnica sobre "Ascensores – Legislação, requisitos dos edifícios e especialidades intervenientes no projeto”, que terá lugar no auditório da OERS e será transmitida via Zoom.

O paradigma da simples avaliação funcional de um equipamento está atualmente ultrapassado pela centralidade que a saúde e a segurança das pessoas ocupam. Nesse sentido, a avaliação de riscos torna-se uma ferramenta obrigatória na génese dos projetos e obriga a uma interligação entre as diversas especialidades, para uma abordagem abrangente dos riscos do edifício e da sua complexidade funcional.

A legislação europeia, através da publicação de Diretivas, reflete essa realidade, identificando os riscos e definindo os requisitos essenciais de saúde e segurança a que os equipamentos e os edifícios devem obedecer, bem como a promoção da elaboração de normas técnicas para o cumprimento e a garantia da conformidade com esses requisitos.

Nesta sessão serão abordadas as bases da legislação europeia para ascensores e as principais normas de referência, colocando o enfase nos pontos de contacto entre o ascensor e as condições objetivas do edifício quanto às suas especificidades.
Além das condições gerais de robustez, geometria, acessibilidade e ergonomia, exigidas na EN 81-20, serão abordadas normas com aplicação mais específica, como é o caso da EN 81-70, acessibilidade a pessoas com mobilidade reduzida; da EN 81-72, ascensores para uso exclusivo de bombeiros em caso de incêndio; da EN 81-73, comportamento do ascensor em caso de incêndio e ainda da EN 81-77, ascensores sujeitos a risco sísmico.

Preço:
Membros: Gratuito
Não Membros: 5 Euros

Inscreva-se através do Balcão Único / SIGOE

Inscrições aberta até 9/11/2023
_______________________________________________________________________________________________________

Ao inscrever-se neste evento está a autorizar a captação, tratamento e divulgação da imagem própria durante o mesmo, exclusivamente através dos canais de comunicação institucional da Ordem dos Engenheiros, nos termos definidos na Política de Privacidade desta Associação Profissional.