banner_oers_geotecnica_faro_1930525944648b31139927f.jpg

Sessão Técnica | Prospeção e Caracterização Geotécnica: Implicações no Projeto Estrutural e Dimensionamento Geotécnico

Delegação Distrital de Faro | Regime híbrido

12 de julho | 18h30

Delegação Distrital de Faro | Regime híbrido

Ordem dos Engenheiros - Região Sul
Delegação Distrital de Faro
Rua Dr. João Lúcio, 31
8000-329 Faro

Tel. 289 803 326
A Delegação Distrital de Faro, com o apoio do Conselho Diretivo da Região Sul, levará a cabo, no dia 12 de julho, na sede da sua delegação, uma sessão técnica com os colegas da Especialidade de Geotecnia, sob o tema "Prospeção e Caracterização Geotécnica: Implicações no Projeto Estrutural e Dimensionamento Geotécnico", que terá transmissão online.

De acordo com a atual normativa de Projeto Geotécnico (NP EN 1997-1:2004), passa a ser exigida a redação de um Relatório de Projeto Geotécnico, onde estejam plasmadas todas as considerações associados ao dimensionamento geotécnico, devendo o mesmo ser baseado e fazer referência ao Relatório de Caracterização Geotécnica.

Por sua vez, a prospeção geotécnica e os estudos da caracterização geotécnica são função da Categoria Geotécnica associada ao tipo de estrutura. Esta poderá evoluir, à posteriori, para outra de nível superior, devendo os estudos geotécnicos acompanhar as novas necessidades de caracterização dos solos de fundação.

Esta sessão técnica pretende esclarecer os colegas Projetistas, Arquitetos e Stakeholders da Região, relativamente à mudança de paradigma. De facto, a aplicação da atual normativa tem originado debate na comunidade, e nem sempre é consensual a obrigatoriedade da realização da prospeção geotécnica e dos estudos de caracterização geotécnica, face a alguns tipos de estruturas.

Contudo, o Algarve situa-se numa zona de sismicidade elevada, e o cumprimento da normativa (NP EN 1998-5:2010) associada ao Projeto de Estruturas Geotécnicas Sismo-Resistentes, também exige a verificação da ocorrência do fenómeno de liquefação de solos, sendo este apenas possível mediante os resultados de ensaios geotécnicos e caracterização da fundação.

Esta sessão decorre em formato híbrido.

Preço:

Membros: gratuito
Não Membros: 5 Euros.

As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias através do Balcão Único | SIGOE

________________________________________________________________________________________________________________________
Ao inscrever-se neste evento está a autorizar a captação, tratamento e divulgação da imagem própria durante o mesmo, exclusivamente através dos canais de comunicação institucional da Ordem dos Engenheiros, nos termos definidos na Política de Privacidade desta Associação Profissional.