encontro2023_05_09v2_767548455644c02366687a.jpg

Ordem dos Engenheiros
Direção de Relações Públicas
Email: gabinete.comunicacao@oep.pt

A Ordem dos Engenheiros, em parceria com o LNEC, irá levar a cabo uma sessão de apresentação sobre o SILUC – Sistema de Informação da Legislação de Urbanismo e Construção, que decorrerá no próximo dia 9 de maio, na Sede Nacional da Ordem dos Engenheiros, em Lisboa, e que contará com a participação da Secretária de Estado da Habitação.

A codificação das normas técnicas da construção está prevista, desde 1999, no Regime Jurídico da Urbanização e da Edificação. Apesar de existir o compromisso público e um consenso alargado sobre a necessidade de proceder à codificação das normas técnicas da construção, a realidade é que após 23 anos não foi ainda concretizada. Este facto indica que a codificação é mais do que um simples trabalho técnico de compilação e organização de fontes legislativas. Na realidade, a codificação trata-se de um processo que coloca desafios complexos.

Esta sessão visa refletir sobre alguns desses desafios e apontar possíveis caminhos para os ultrapassar. Para o efeito, será apresentado o SILUC – Sistema de Informação da Legislação de Urbanismo e Construção, que constituiu um passo no sentido da codificação da regulamentação técnica da construção.