c98507ba3ff229c1d3787116fe6fcab1.jpg

Gabinete de Assuntos Profissionais
Tel.: 213 132 | 629 | 664 | 695
E-mail: gap@oep.pt
Nas últimas décadas a alta velocidade ferroviária constitui uma aposta para o desenvolvimento sustentável do sistema de transportes terrestres em vários países do mundo, embora com expressões diferentes. Em particular salientam-se os casos da República Popular da China com a maior rede e o de Espanha  que constitui a segunda maior rede de alta velocidade do mundo e a maior da europa.

Numa altura em que se inicia o projeto de alta velocidade ferroviária em Portugal, a Ordem dos Engenheiros (OE) através da Comissão de Especialização em Transportes e Vias de Comunicação (CETVC) no âmbito do acompanhamento que tem dedicado a este processo, considerou oportuno  promover uma ação sobre a temática em título, convidando duas personalidades internacionais de grande prestígio na área em causa, o Eng. Philippe Lorand, Director de Relações Institucionais e Coordenador da Região Ásia-Pacífico da União Internacional de Caminhos de Ferro (UIC) e a Eng.ª  María Luisa Domínguez Gonzáles, ex-presidente do Gestor das Infraestruturas Ferroviárias de Espanha (ADIF) e presidente dos Gestores de Infraestruturas Ferroviárias da Europa (EIM).