univminho1_120833040853875d404e75f.jpg

Universidade do Minho

30 de maio de 2014

Universidade do Minho
No âmbito da cooperação entre a Universidade do Minho (UMinho) e o tecido empresarial, em concreto um conjunto de empresas da área de Engenharia, Construção Civil e Obras Públicas, vai ser formalizado, em cerimónia a decorrer no dia 30 de maio, no Salão Nobre da Reitoria daquela instituição académica, um programa de Bolsas de Mérito em Engenharia Civil, através de um protocolo que visa atrair e apoiar novos talentos.

O apoio materializa-se através do pagamento de propinas a 45 estudantes do mestrado integrado em Engenharia Civil (MIEC), num pacote financeiro da ordem dos 250.000 euros, bem como na oferta de estágios, entre outras ações a desenvolver num plano para três anos.

A cerimónia conta com a presença do Secretário de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, Miguel de Castro Neto, e do Reitor da UMinho, António M. Cunha. A partir das 15h00 decorre a conferência "UM futuro para as cidades”, moderada por Miguel Bandeira, Professor da UMinho, com intervenções do Economista Augusto Mateus, do Arquiteto Manuel Graça Dias e, no encerramento, do Presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio.

Numa altura de grande retração do mercado na área da construção civil e obras públicas e, também por essa via, da falta de atração dos estudantes pela especialidade de Engenharia Civil, a Ordem dos Engenheiros releva a importância de iniciativas que, como esta, agreguem instituições académicas e empresas no estímulo e na criação de oportunidades para jovens que decidam prosseguir esta formação, assim como outras na área da Engenharia.

Consulte a totalidade das informações »»»