dummy_pic_5851624384e410be7d0d98.png

Visita à Empresa de Cervejas da Madeira e Unidade Autónoma de Gás Natural Liquefeito dos Socorridos

Visita organizada pelo Colégio Regional da Madeira de Engenharia Química e Biológica

ECM e UAG-Socorridos

25 de outubro de 2019

ECM e UAG-Socorridos

Telefone: 291742502
Telemóvel: 962128231
Email: madeira@madeira.oep.pt
No âmbito da visita do Conselho Nacional do Colégio de Engenharia Química e Biológica à Região Autónoma da Madeira, o Colégio Regional de Engenharia Química e Biológica está a promover duas visitas técnicas no próximo dia 25 de outubro de 2019, com início na Empresa de Cervejas da Madeira, pelas 15h00, e em seguida, pelas 17h00, na Unidade Autónoma de Gás Natural Liquefeito dos Socorridos (UAG-Socorridos).

Convidam-se, assim, os colegas a participarem nestas iniciativas, solicitando que procedam à sua inscrição, com a brevidade possível, pois as visitas estão limitadas a 20 pessoas.

As visitas são gratuitas e as inscrições deverão ser efetuadas até ao dia 23 de outubro no Balcão Único do SIGOE.

Nesse mesmo dia, 25 de outubro, o Colégio Regional de Engenharia Química e Biológica está a organizar um jantar convívio (local e hora a definir). O valor do jantar é a cargo de cada participante e será pago no restaurante consoante o consumo. Convidamos todos os colegas a participar no jantar e solicitamos inscrição para efeitos de reserva no restaurante.

Descrição das empresas a visitar:

A Empresa de Cervejas da Madeira, Lda (ECM) é a maior empresa regional de produção e distribuição de bebidas na Região. A visita inclui a apresentação da linha industrial de produção de cerveja, desde a fase de brassagem, fermentação, maturação e engarrafamento, e a apresentação de uma escala piloto, recentemente instalada, para levar a cabo trabalhos de investigação e inovação, quer a nível da tradicional marca Coral quer na aposta em novas cervejas artesanais.

A UAG-Socorridos, operada pela Gáslink Gás Natural SA, empresa do Grupo Sousa, é a maior unidade do género em Portugal e destina-se à receção, armazenamento e regaseificação de gás natural liquefeito fora da Rede Nacional de Transporte. AUAG-Socorridos receciona gás natural sob forma liquefeita (GNL), a uma temperatura de aproximadamente -155ºC, onde fica armazenado em tanques criogénicos. Em seguida prossegue-se com a sua regaseificação e acondicionamento adequado, por forma a permitir que o gás natural, já em fase gasosa (GN), seja enviado para a Central Termoelétrica da Vitória III, operada pela Empresa de Eletricidade da Madeira, para produção de energia elétrica. Representando atualmente entre 17 a 20% da matriz energética da ilha da Madeira, o GN contribui positivamente para a redução das emissões de gases poluentes, nomeadamente, de dióxido de carbono, enxofre, óxidos de azoto e partículas.