pontecorgo_19371973374e7b646c5b55f.jpg

Secretariado dos Colégios

Telef.: 21 3132662/3/4
E-mail: colegios@oep.pt

A Comissão Executiva da Especialização em Estruturas promove, no dia 30 de Setembro de 2011, uma Visita à Obra do Viaduto do Corgo, integrado na futura Auto-Estrada Transmontana.

Este viaduto, situado nas proximidades de Vila Real, tem uma extensão total de aproximadamente 2800m sendo dividido em 3 estruturas: Viaduto Nascente, Viaduto Central e Viaduto Poente. No total a obra tem 42 vãos, apresentando os pilares mais altos, alturas da ordem dos 130m. Estes pilares terminam em torres de apoio dos tirantes de suporte do tabuleiro que se elevam por mais cerca de 63m acima do nível do mesmo. O Viaduto Central, atirantado, vencerá um vão de 300m. Os Viadutos Nascente e Poente são constituídos, em geral, por vãos de 60m.

Trata-se de um empreendimento concessionado pelas Estradas de Portugal à Empresa Auto-Estradas XXI, Sub-concessionária Transmontana, S.A. estando a sua construção a cargo de um ACE (CAET XXI), liderado pela Soares da Costa e constituído, para além daquela, pelas Empresas FCC e Ramalho Rosa. O Projecto de Execução, que faz parte de um conjunto alargado de obras deste empreendimento coordenado pelo Gabinete SENER, é da responsabilidade do Gabinete LCW.

Na actual fase da obra encontram-se concluídas todas as fundações e pilares, estando em fase de execução os mastros e em fase de arranque os tabuleiros dos três sub-viadutos.

Notas:

• Para visualizar o botão de inscrição efectue o seu login no portal (Para dificuldades de registo ou login contactar através do telefone: 213 132 623).
  • As inscrições são limitadas, devendo ser efectuadas até ao próximo dia 27 de Setembro (3.ª feira).
  • Alerta-se a todos os participantes que o autocarro parte impreterivelmente de Lisboa às 06h30 e do Porto às 10h30.

Recomenda-se a utilização de calçado de segurança.