serra_aire_candeeiros_12881159395354f5ee94465.jpg

Visita Guiada à Serra D'Aire e Candeeiros (3ª parte)

Serra D Aire e Candeeiros

10 de maio de 2014

Serra D Aire e Candeeiros

Delegação Distrital de Santarém da Região Sul da Ordem dos Engenheiros

Av. Madre Andaluz, 7 - r/c Dt.

2000-210 Santarém

E-mail:santarem@sul.ordemdosengenheiros.pt

No seguimento do sucesso alcançado com as anteriores visitas guiadas à Serra D’Aire e Candeeiros, a Delegação Distrital de Santarém da Região Sul da Ordem dos Engenheiros está a organizar uma terceira visita a esta Serra, a realizar no próximo dia 10 de maio e que incluirá um percurso pedestre de 4,5 km, entre a Gruta de Alcobertas (Concelho de Rio Maior) e o Dolmen (monumento megalítico que funciona atualmente como capela lateral da Igreja de Santa Maria Madalena, também designada como Igreja Paroquial de Alcobertas), e uma visita à gruta.

Localizada numa das encostas da Serra dos Candeeiros, a Gruta de Alcobertas tem uma extensão de 210 metros e atinge, em alguns locais, 9 metros de altura. Esta necrópole, composta por uma galeria de desenvolvimento horizontal, foi em tempos considerada como uma das mais belas grutas de Portugal. Constitui um local de elevado interesse arqueológico, pois foi ocupado pelo Homem há cerca de 15.000 anos, tendo sido encontrados indícios de ocupação humana de primitivas civilizações e das suas manifestações fúnebres.

A taxa de inscrição inclui a visita guiada, autocarro, seguro de acidentes pessoais e almoço em Chãos.

Condições de participação e cancelamento

As inscrições são em número limitado e serão registadas, por ordem de chegada, mediante preenchimento do respetivo formulário de inscrição online. Abertas até 8 de maio de 2014, as inscrições só serão consideradas válidas após efetuado o pagamento. As inscrições não validadas através do pagamento serão substituídas por outras em lista de espera. Em caso de cancelamento da inscrição, não comunicado à Região Sul até ao dia 8 de maio de 2014, não haverá lugar ao reembolso do montante pago no ato de inscrição. A realização da visita fica condicionada a um número mínimo de participantes, sendo que, se o mesmo não for alcançado, todos os inscritos serão informados até ao dia 8 de maio de 2014.