fotoportal2_1335786712524bef1a4e161.jpg

Visita Guiada à Serra d Aire e Candeeiros (2ª parte)

Serra d Aire e Candeeiros

19 de outubro 2013

Serra d Aire e Candeeiros

Ordem dos Engenheiros - Região Sul

Delegação Distrital de Santarém

T. 243 321 500 | santarem@sul.ordemdosengenheiros.pt

(todos os dias úteis, entre as 17h e as 20h)

No seguimento do sucesso alcançado com a 1ª parte da visita guiada à Serra d'Aire e Candeeiros, a Delegação Distrital de Santarém está  agora a organizar uma segunda visita guiada a um novo percurso desta serra, já para o próximo dia 19 de outubro, que incluirá um almoço convívio.

O antigo caminho de ferro, principal meio de transporte do carvão das minas da Bezerra para a Central Termoelétrica, transformado em percurso pedestre, encontra-se agora remodelado, tornando-se numa moderna ecopista que permite realizar caminhadas, a pé ou de bicicleta.

O percurso desenvolve-se, essencialmente, ao longo da antiga linha de caminho de ferro, atual Ecopista, que fazia o transporte de carvão das minas da Bezerra para Porto de Mós. É uma caminhada rica em termos de beleza paisagística, faunística e floral. A certa altura a paisagem muda e o trilho é feito por entre paredes de pedra (desfiladeiro), cortada propositadamente para permitir a passagem da linha de ferro, até ao antigo túnel.

Porque os solos da Serra de Aire e Candeeiros são ocos e apresentam vácuos, puderam dar origem às grutas, mas também a um outro local, designado de "Fórnea”, que consiste numa depressão de milhões de anos, rodeada de cursos de água. A "Fórnea”, um estranho fenómeno geológico que dá a ilusão de ser um anfiteatro natural, com 500m de diâmetro e 250m de altura, assemelha-se a um enorme abatimento da crosta terrestre, começando em Chão das Pias e descendo até Alcaria.
No interior da Fórnea encontra-se a Cova da Velha, uma cavidade penetrável, onde existe uma nascente que alimenta o Ribeiro da Fórnea.

Tipo de percurso: circular (num dos sentidos)
Extensão aproximada: 8 Km
Duração aproximada: 3 Horas
Ponto de partida: Mina da Bezerra (Campo de futebol da Bezerra)
Ponto de chegada: Corredoura
Tipo de piso: caminhos de pé posto, estrada de terra batida. Grau de dificuldade: baixo

Condições de participação:
As inscrições são em número limitado e serão registadas, por ordem de chegada, mediante preenchimento do respetivo formulário de inscrição online. Abertas até 14 de Outubro de 2013, as inscrições só serão consideradas válidas após efetuado o pagamento. As inscrições não validadas através do pagamento serão substituídas por outras em lista de espera. Em caso de cancelamento da inscrição, não comunicado até ao dia 14 de Outubro de 2013, não haverá lugar ao reembolso do montante pago no ato de inscrição.